Parque do Carmo ganha nova iluminação

Revitalização faz parte das obras do entorno do Itaquerão, que receberá seis partidas da Copa do Mundo, entre elas a de abertura

A revitalização da iluminação pública no Parque do Carmo, em Itaquera, é um dos legados que a Zona Leste receberá por conta da Copa do Mundo. Com uma área superior a 15 milhões de metros quadrados, o parque que, originalmente foi uma fazenda no século XIX e que concentra cerca de 6 mil árvores, lago natural e diversas espécies de animais, tem apenas 60 pontos de iluminação instalados. Com a revitalização, passará a ter 422 unidades equipadas com lâmpadas multivapores metálicos (luz branca) em suas vias internas, monumentos, áreas culturais e de equipamentos esportivos e de lazer.

Além disso, em frente ao lago, considerado o espaço central do parque, serão instaladas 32 unidades de iluminação em LED, alimentadas por energia solar. Em cada um dos postes será hasteada a bandeira de um país participante da Copa.

Cooordenada pelo Departamento de Iluminação Pública (Ilume), a revitalização tem um custo estimado em aproximadamente R$ 2,6 milhões e deverá estar concluída em 15 de maio. A nova iluminação faz parte do conjunto de obras do Itaquerão, estádio que abrigará seis partidas da competição, entre elas a de abertura.

Os logradouros que compreendem o entorno do parque –Avenidas Rio das Pedras, Afonso de Sampaio e Souza, Aricanduva (parte), Osvaldo Pucci e Fernando do Espírito Santo Alves Mattos e Ruas Guilherme da Cruz e John Speers (parte)- também serão contemplados com 235 ampliações e 26 remodelações (substituição de lâmpadas de vapor de mercúrio por de vapor de sódio).
Ainda de acordo com a programação estabelecida, a região central de Itaquera (Praça Sem Nome em frente ao Hospital Waldomiro de Paula, Ruas Itagimirim, Padre Viegas de Menezes, Avenida José Pinheiros Borges, Praça Angelina da Silva Santos, Estacionamento na esquina da Rua Lagoa Salgada com a Rua Antônio Carlos de Oliveira César, Rua Sem Nome saindo da Rua Aureliano Barreiros, Praça Sem Nome na esquina da Rua João Radaic Benegulo com a Rua Dr. Aureliano Barreiros, Viaduto Presidente José Carlos de Figueiredo Ferraz, Terminal de ônibus, Praça da Estação e Avenida Gameleira Branca) ganhará 109 ampliações e 17 remodelações. A passarela do metrô Itaquera, que faz a ligação com a Avenida Radial Leste e a Passarela Nova, também receberá 28 pontos de iluminação.

“Estamos trabalhando com afinco para tornar a região de Itaquera mais bela e confortável para os seus moradores e aos milhares de turistas que visitarão nossa cidade durante a Copa do Mundo”, enfatiza Simão Pedro, secretário de Serviços. “Melhor iluminação significa também contribuir para o desenvolvimento social e econômico do local. E isso, certamente, é a maior vitória que podemos oferecer àqueles moradores”, conclui.