Ilume faz melhorias na iluminação do Parque Dom Pedro II e região da Luz

Intervenções resultaram na instalação de cerca de 200 novas luminárias e na reinstalação de fios e cabos roubados

Com o objetivo de ampliar o conforto das pessoas que circulam pelas regiões do Parque da Luz e do Parque Dom Pedro II, o Departamento de Iluminação Pública (Ilume) concluiu os trabalhos de melhoria na iluminação dessas localidades.

De acordo com o Departamento, no Parque Dom Pedro II foram instaladas 108 novas luminárias e 32 foram substituídas por modelos de vapor de sódio, que proporcionam melhor iluminamento e são mais econômicas. O custo dessa operação foi de R$ 302 mil.

Inserida no projeto de revitalização da iluminação da Avenida do Estado, a intervenção do Ilume no Parque, compreendido entre a Praça São Vito e o Metrô Dom Pedro II, teve como objetivo melhorar as condições de circulação de alunos, professores e funcionários de uma escola estadual localizada na Rua da Figueira, melhorar o iluminamento do trajeto entre o metrô e o estacionamento da Praça São Vito, além de beneficiar os baixos dos viadutos existentes na região. “Somente em frente à escola, foram instaladas 20 luminárias novas”, afirma Alberto Serra, diretor do Ilume, ao ressaltar que o trecho entre a Praça Ulisses Guimarães e o Catavento Cultural, também considerado crítico, recebeu seis luminárias.

Região da Luz – O Ilume também trabalhou no restabelecimento da iluminação pública na região da Luz, com a recolocação da fiação que havia sido furtada nas alamedas Glete, Cleveland, Barão de Piracicaba, Barão de Limeira e Nothman, as ruas Dino Bueno, Helvétia, Ribeiro da Silva e Mauá, além da avenida Duque de Caxias. A região também foi contemplada com a instalação de 60 novas luminárias de vapor de sódio.

No Largo Coração de Jesus, que abriga a Cracolândia, além dos cabos, todas as luminárias foram furtadas, o que resultou na reinstalação de dez pontos de luz e na implantação de outras dez unidades. Nas calçadas dos arredores do Santuário do Sagrado Coração de Jesus também foram implantadas a iluminação pedonal, modalidade em que as luminárias, além de eliminar os pontos escuros proporcionados pela arborização, são posicionadas para favorecer prioritariamente as calçadas.