Praça do Forró recebe nova iluminação

Marco do bairro de São Miguel Paulista tem 35 novos pontos de luz e outros 18 remodelados

A Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, mais conhecida como Praça do Forró, em São Miguel Paulista, recebeu neste mês um novo sistema de iluminação. No local, foram instalados 35 novos pontos e remodelados outras 18 unidades (substituição de lâmpadas de vapor de mercúrio por de vapor de sódio) a um custo total de R$ 109.100,00.

Localizada em frente a Estação da CPTM, a praça, que foi palco do Movimento Popular de Arte na época da ditadura militar e que guarda a Capela de São Miguel de Arcanjo, considerado o sítio arqueológico mais importante da cidade, serviu de marco para a origem do bairro, que completou 391 anos em setembro.

A nova iluminação na Praça do Forró registra a terceira atuação do Ilume (Departamento de Iluminação Pública) em São Miguel Paulista neste ano. Entre janeiro e agosto, o bairro recebeu 4.308 remodelações em 447 logradouros, além da instalação de 38 novos pontos em 19 endereços. Em setembro, foi a vez dos baixos do Viaduto da China (recebeu 62 novos pontos) e do canteiro central da Avenida Professor Alípio de Barros (59 remodelações).

Remodelação

Em toda a cidade, são muitos os pontos já remodelados ou que receberam novos pontos de iluminação. Além de São Miguel, na Zona Leste, bairros como, Itaim Paulista, Guaianazes, Vila Prudente, Ermelino Matarazzo, Aricanduva, Vila Formosa, Penha, Cidade Tiradentes, Mooca e Itaquera receberam novas lâmpadas de vapor de sódio e também tiveram a iluminação ampliada em alguns pontos. O mesmo aconteceu nas Zonas Sul (Vila Mariana e Cidade Ademar), Oeste (Butantã, Pinheiros, Lapa), Norte (Casa Verde e Santana) e no centro da cidade (Sé).

Ligue Ilume

Os serviços executados pelo Ilume além de promover melhorias e manutenção preventiva da rede de iluminação na cidade visa o aumento dos níveis de iluminação nas ruas e avenidas. A população pode auxiliar neste trabalho fazendo suas solicitações de reparo e melhorias por meio do Ligue-Ilume (0800 779 0156), que atende 24 horas por dia, diariamente.

Parque de iluminação

A capital paulista conta com o maior parque de iluminação pública da América Latina, composto por cerca de 560 mil lâmpadas em 534 mil pontos de iluminação. Cerca de 14 mil quilômetros de cabos fazem parte de toda a rede de iluminação da cidade.