Baixos de viaduto são iluminados em São Miguel Paulista

Com o objetivo de ampliar a qualidade de vida de cerca de 150 mil moradores do Jardim Helena, obra inclui também a remodelação da iluminação do canteiro central da Avenida Professor Alípio de Barros

 Os baixos do Viaduto da China, no distrito do Jardim Helena, em São Miguel Paulista (Zona Leste), que passa por um processo de revitalização, que contempla a construção de uma quadra poliesportiva, playground, estacionamento e até uma academia para a terceira idade, foram iluminados nesta segunda-feira (23) pela Secretaria de Serviços, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume).

Além do secretário de Serviços, Simão Pedro, estiveram presentes ao acontecimento subprefeitos de São Miguel Paulista e Itaim Paulista, lideranças locais e representantes da Polícia Militar e Guarda Municipal Metropolitana.

Com investimento de R$ 225,8 mil, a obra, que inclui a remodelação de 59 pontos no canteiro central da Avenida Professor Alípio de Barros (prolongamento do viaduto), beneficia 148 mil moradores da região. A ação faz parte da meta da prefeitura paulistana de instalar, até o final do ano, 18 mil novos pontos de iluminação e remodelar outros 120 mil (substituição de lâmpadas de vapor de mercúrio por de sódio, que aumentam a luminosidade e gastam menos energia).

Em seu pronunciamento, Simão Pedro enfatizou que o acontecimento é um presente para o bairro, que neste mês completa 391 anos. “Iluminação é importante porque faz com que as pessoas vivam melhor, tenham mais harmonia e passem a se integrar, cada vez mais, com os espaços públicos, além de proporcionar mais segurança”, disse, ao saudar os moradores da região.

Lembrou que, entre janeiro e agosto, São Miguel Paulista já havia sido beneficiado com a remodelação de 4.308 pontos em 447 logradouros, além de ter recebido 38 novos pontos em 19 endereços. Porém, ressaltou que essa ação não aconteceu por acaso, e sim graças à luta das comunidades na busca de soluções para as suas necessidades.

No final, o secretário foi recepcionado pelo comandante da Base Comunitária de Segurança do Jardim Maia, José Carlos Morine, que falou sobre a importância da parceria entre as ações desenvolvidas pela prefeitura, comunidade e polícia. “A marginalidade ocupa o espaço proporcionado pela ausência do Estado”, disse. “E é isso que temos o dever e a obrigação de evitar”.

Remodelação

Em toda a cidade, são muitos os pontos já remodelados ou que receberam novos pontos de iluminação. Além de São Miguel, na Zona Leste, bairros como, Itaim Paulista, Guaianazes, Vila Prudente, Ermelino Matarazzo, Aricanduva, Vila Formosa, Penha, Cidade Tiradentes, Mooca e Itaquera receberam novas lâmpadas de vapor de sódio e também tiveram a iluminação ampliada em alguns pontos. O mesmo aconteceu nas Zonas Sul (Vila Mariana e Cidade Ademar), Oeste (Butantã, Pinheiros, Lapa), Norte (Casa Verde e Santana) e no centro da cidade (Sé).

Ligue Ilume

Os serviços executados pelo Ilume além de promover melhorias e manutenção preventiva da rede de iluminação na cidade visa o aumento dos níveis de iluminação nas ruas e avenidas. A população pode auxiliar neste trabalho fazendo suas solicitações de reparo e melhorias por meio do Ligue-Ilume (0800 779 0156), que atende 24 horas por dia, diariamente.

Parque de iluminação

A capital paulista conta com o maior parque de iluminação pública da América Latina, composto por cerca de 600 mil lâmpadas em 534 mil pontos de iluminação. Cerca de 14 mil quilômetros de cabos fazem parte de toda a rede de iluminação da cidade.