Iluminação pública chega à Vila Bela dez anos depois

Comunidade recebeu 421 pontos de iluminação distribuídos em 100 ruas, o equivalente a 12 quilômetros de vias. Iniciativa faz parte do plano de metas da Prefeitura de ampliar 18 mil pontos até o final deste ano

Acompanhado do secretário de Serviços, Simão Pedro, e, diante de cerca de mil moradores, vereadores e lideranças locais, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, inaugurou neste sábado (31), 421 pontos de iluminação, que passaram a beneficiar 100 ruas da comunidade Vila Bela, região de São Mateus, Zona Leste da cidade.

Equivalente a 12 quilômetros de vias públicas iluminadas, a um custo de R$ 650 mil, a iluminação pública do local, que abriga 10 mil habitantes, era uma reivindicação de mais de 10 anos. Sua conclusão faz parte de um projeto da Prefeitura que prevê, até o final do ano, 18 mil ampliações em toda a cidade, além da remodelação de 120 mil pontos (substituição de lâmpadas de vapor de mercúrio por de vapor de sódio, que consomem menos energia e iluminam mais).

Ao se congratular com a comunidade pela conquista, Simão Pedro ressaltou que a iluminação pública significa cidadania e mais segurança para andar pelas ruas. “Nada cai do céu e quem mora na periferia sabe que as conquistas só chegam por meio de muita luta, organização e liderança”, disse, ao destacar a importância de os moradores se reunirem em torno de objetivos que visem a melhoria de qualidade de vida do local.

Por sua vez, Haddad, disse ser uma satisfação grande iniciar o Programa de Revitalização da Iluminação Pública pela Vila Beleza. “Além de aumentar a segurança, a iluminação contribui para o bem-estar das pessoas”, enfatizou, ao falar também sobre diversas melhorias previstas para a região, como a construção de habitações de interesse social e a isenção de impostos (IPTU e ISS) para empresas que se instalarem ao longo da Avenida Jacu Pêssego.

Remodelação

Em toda a cidade, são muitos os pontos já remodelados ou que receberam novos pontos de iluminação. Na Zona Leste, bairros como São Miguel, Itaim Paulista, Guaianazes, Vila Prudente, Ermelindo Matarazzo, Aricanduva, Vila Formosa, Penha, Cidade Tiradentes, Mooca e Itaquera receberam novas lâmpadas de vapor de sódio e também tiveram a iluminação ampliada em alguns pontos. O mesmo aconteceu nas Zonas Sul (Vila Mariana e Cidade Ademar), Oeste (Butantã, Pinheiros, Lapa), Norte (Casa Verde e Santana) e no centro da cidade (Sé).

Ligue Ilume

Os serviços executados pelo Ilume além de promover melhorias e manutenção preventiva da rede de iluminação na cidade visa o aumento dos níveis de iluminação nas ruas e avenidas. A população pode auxiliar neste trabalho fazendo suas solicitações de reparo e melhorias por meio do Ligue-Ilume (0800 779 0156), que atende 24 horas por dia, diariamente.

Parque de iluminação

A capital paulista conta com um dos maiores parques de iluminação pública da América Latina, composto por cerca de 600 mil lâmpadas em 534 mil pontos de iluminação. Cerca de 14 mil quilômetros de cabos fazem parte de toda a rede de iluminação da cidade.