Calçadas de ruas arborizadas começam a ser iluminadas

Ideia é eliminar pontos escuros e, dessa forma, aumentar a segurança

Para garantir mais segurança na região central da cidade, a Prefeitura de São Paulo, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), pretende iluminar as calçadas das principais ruas arborizadas.

Nesse sentido, um projeto-piloto foi colocado em prática com a implantação de 38 luminárias de 70 watts de vapor de sódio (proporcionam melhor iluminamento e gastam menos energia) em duas importantes vias: Alameda Santos (região dos Jardins), que recebeu 15 luminárias distribuídas em três quadras em sua extensão final, e Rua Antônio Carlos, na região da Consolação, contemplada com 23 luminárias ao longo de quatro quadras.

De acordo com o Ilume, além de eliminar pontos escuros proporcionados pela arborização, a escolha se deve à dificuldade que as equipes técnicas têm para podá-la, até por conta da preservação ambiental, ao intenso movimento de pedestres e também para atender a uma antiga solicitação de munícipes.

As duas vias também reúnem todos os ingredientes que servirão para replicar a experiência em avenidas e logradouros densamente arborizados, o que deverá acontecer nos próximos meses. As luminárias instaladas nas calçadas são as mesmas que abastecem os pontos das ruas, mas com menor intensidade de iluminação.