Após vistoria nos 643 pontos críticos de iluminação, Ilume realiza mais de 700 intervenções

Após término do prazo estipulado pelo Secretário de Serviços, Consórcio SP Luz zera trabalhos de manutenção

Terminou nesta quinta-feira (20) o prazo determinado pelo Secretário de Serviços, Simão Pedro, para que o Consórcio SP Luz, responsável pela gestão da iluminação pública na cidade, concluísse os trabalhos nos 643 pontos levantados em relatório solicitado pela Prefeitura à Polícia Militar, entregue no início do ano. Na vistoria, foram constatados 138 logradouros com necessidade de manutenção que já foram sanados, 397 pontos onde estão ocorrendo remodelações, que é a substituição das lâmpadas de mercúrio para as de vapor de sódio, além de 113 ruas onde estão sendo realizados projetos de ampliação (colocação de novos postes).

Veja o balanço completo das mais de 800 vistorias realizadas:

140 logradouros – não foram constatados problemas
138 logradouros – manutenção
397 logradouros – remodelação
113 logradouros – ampliação
53 logradouros – podas de árvore

Simão Pedro informou que os trabalhos de remodelação nos 397 logradouros devem ser zerados até a primeira quinzena de julho. “Desde o dia 06/06 estamos trabalhando com afinco nos pontos apontados como críticos. Os projetos de ampliação estão em andamento e a nossa meta é chegar a 18 mil novos postes até o final deste ano e remodelar 120 mil pontos de iluminação. Nestes cinco primeiros meses o Ilume remodelou quase 20 mil unidades”, comentou.

Vistoria

Na última quinta-feira (20), o secretário de Serviços Simão Pedro e a diretoria do Ilume realizaram vistoria na Av. Raimundo Pereira de Magalhães, um dos locais apontados com necessidade de ampliação. Foram repostos 29 postes e está em andamento o trabalho de colocação de mais 40. Outros logradouros considerados críticos também estão recebendo pontos novos, como a Rua Daniel Cerri (Brasilândia), Av. do Estado (Centro), Rua Koshun Takara (Jardim Peri), Av. Prof. Alípio de Barros (Jardim Maia) e Rua Zodíaco.

Podas de árvores
Será publicada uma portaria intersecretarial das secretarias do Verde e Meio Ambiente e Subprefeituras, que autorizará o consórcio SPLuz a realizar podas de árvores que estejam obstruindo pontos de iluminação.

Histórico

A pedido da Prefeitura, a Secretaria de Segurança Pública do Estado apresentou relatório com os 643 pontos críticos de iluminação. A partir daí o Ilume tomou como prioridade estes locais e também os de maior concentração de pessoas, como escolas, hospitais, estações de trem e de metrô e terminais de ônibus e outras áreas mais vulneráveis.

Roubos de fios

Relatório feito pela Prefeitura mostrou que, de janeiro a maio de 2013, quase 800 quilômetros de fios e cabos de cobre ou aço foram furtados da rede de iluminação pública da cidade e mais de 3,5 mil ocorrências foram registradas na polícia. De acordo com dados enviados pelo Ilume com base nos boletins de ocorrência registrados, 574 mil metros de cabos e fios foram roubados de janeiro a abril. As informações foram entregues pelos secretários de Serviços, Simão Pedro e de Segurança Urbana, Roberto Porto, ao secretário Estadual da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira.

Seis pessoas foram presas pela Polícia Civil por furto e receptação de cabos na Barra Funda. Quatro eram funcionários do Consórcio SP Luz. Consórcio abriu sindicância para ajudar a investigação da polícia nos casos de funcionários que praticaram furtos e roubos de cabos elétricos. O secretário Simão Pedro pediu celeridade na apuração.