Secretarias de Serviços e de Política Para Mulheres debatem medidas de prevenção da violência

Melhorias da iluminação pública são discutidas como alternativas de auxilio à segurança

O secretário de Serviços, Simão Pedro, recebeu em seu gabinete no dia 07/02, a secretária de Política para Mulheres, Denise Motta. O objetivo do encontro, proposto por Denise, foi firmar parceria no quesito iluminação para reforçar o combate à violência contra a mulher, em especial os estupros. Segundo a secretária, a parceria também será feita com as secretarias municipais de Habitação, Saúde e Educação, além do Governo Federal (através da Secretaria de Política para as Mulheres). A previsão é que um ato simbólico seja realizado na Prefeitura, no dia 06/03, às 10h, na semana do Dia Internacional da Mulher.

Simão Pedro se comprometeu em agendar encontro entre representantes da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Denise Motta e Paulo de Tarso, diretor do Departamento de Iluminação Pública (ILUME), com o objetivo de contar com o auxílio do Sistema de Informações Criminais. A partir disso, poderá ser formatado um plano de melhorias na rede de iluminação da capital.


Outro ponto debatido foi a possibilidade de isenção da taxa de luz para mulheres que sofrem algum tipo de violência doméstica. Hoje, a chamada tarifa social de energia é destinada apenas para pessoas de baixa renda (até três salários mínimos) que estejam inscritas no Cadastro Único da Prefeitura. O secretário, através do ILUME, irá agendar reunião com a Eletropaulo para tentar viabilizar esta isenção.