Cursos Ministrados na Academia de Formação em Segurança Urbana

Os cursos promovidos pela Academia de Formação em Segurança Urbana têm como referência, a Matriz Curricular Nacional para as Guardas da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, convergindo em três tipos:

Curso para Formação: consiste em atividades de ensino que forneçam conhecimentos técnicos gerais, indispensáveis para o exercício de cargo, destinadas aos candidatos a ingresso na Guarda Civil Metropolitana;

Curso de Atualização: destinado à atualização permanente dos Guardas Civis Metropolitanos, em áreas e assuntos específicos, visando suprir de imediato as necessidades das Instituições bem como ampliar o nível de conhecimentos obtidos em outros cursos;

Curso de Aperfeiçoamento: visa atualizar e ampliar o nível de conhecimentos técnico-profissionais necessários ao exercício e desempenho de funções próprias dos postos superiores e graduações específicas da Corporação.

 

CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS CIVIL METROPOLITANO - GCM’S 3ª CLASSE – 706h

O Curso de Formação tem por finalidade promover aos Guardas Civis Metropolitanos de 3ª classe, a compreensão e o conhecimento no campo das relações humanas e interculturais, respeitando a todos independentemente de suas origens, crenças ou ideologias.

Visa capacitar o Guarda Civil Metropolitano de 3ª classe para a prestação de serviços de qualidade à população,  para que no desempenho de suas funções, observe de maneira inflexível os direitos humanos, os princípios básicos do uso diferenciado da força, priorizando sempre a resolução pacífica de conflitos.

Com o objetivo de transmitir conhecimentos técnicos e científicos voltados para a preservação da vida humana e segurança cidadã, as aulas capacitam física e tecnicamente, o servidor no uso e manuseio dos equipamentos de defesa pessoal, de menor potencial de letalidade,  utilização da arma de fogo de forma segura, e para a atuação em áreas operacionais, promovendo o conhecimento dos principais tipos de crimes e ainda, a correta maneira de agir frente a eles.

APERFEIÇOAMENTO PARA INSPETORES DO NIVEL III – 120h
O curso objetiva o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes necessárias para que esses profissionais possam executar suas atribuições com qualidade e correção, resultando na melhoria da qualidade dos serviços prestados à população paulistana.
Visa a capacitação para desempenho, com eficiência, destreza e competência, as atividades pertinentes às suas funções, desenvolver habilidades voltadas para a área gerencial, padronizar condutas, posturas e atitudes do profissional voltadas ao planejamento e estratégia de ações operacionais e administrativas, estabelecer um perfil profissional consciente e ético, em prol do interesse público, aprimorar os conhecimentos necessários para o desempenho de atividades de gestão e assessoramento bem como para as atividades que objetivam supervisionar e administrar os trabalhos nas unidades, com qualidade e eficiência, padronizando procedimentos, proporcionar aperfeiçoamento profissional necessário para seu desenvolvimento na carreira, nos termos da legislação vigente.

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE SUBINSPETOR E CLASSE DISTINTA –144h
O curso visa o aperfeiçoamento dos servidores integrantes do Nível II, Classe Distinta e Subinspetor, objetivando desenvolver  competências, habilidades e atitudes necessárias para que esses servidores possam executar suas atribuições com qualidade e correção, resultando na melhoria da qualidade dos serviços prestados à população paulistana.
Capacita o integrante da Guarda Civil Metropolitana - GCM, Nível II da carreira  a desempenhar com eficiência, destreza e competência, as atividades pertinentes aos cargos de Classe Distinta e Subinspetor prevista na Lei 16.239/2015 e Decreto 56.796/2016.

OPERADOR DE PISTOLA SEMI AUTOMÁTICA – 104h
Em razão da a aquisição de novos armamentos de uso permitido,  o curso capacita os integrantes para a correta utilização e o emprego desse armamento, conforme a legislação vigente,  observando os princípios da legalidade, da proporcionalidade e da necessidade,da proteção à vida e das garantias individuais e coletivas.

A habilitação e o treinamento relativos ao manuseio de pistola semiautomática pelo Guarda Civil Metropolitano, capacita o agentes municipal a desempenhar com eficiência, destreza e competência, as atividades pertinentes à função, que vai do preparo técnico ao aprimoramento do agente da Guarda Civil, em pronta resposta, na busca da melhora contínua do atendimento aos cidadãos.

CURSO DE OPERADOR DE PISTOLA SEMIAUTOMÁTICA – 106h – Presencial/Ensino à Distância - EaD
O curso é entendido como um conjunto de ações estrategicamente planejadas, as quais visam desenvolver conhecimentos, habilidades e competências que se encontrem alinhadas com os objetivos estratégicos do Comando Geral Guarda Civil Metropolitana de São Paulo e adequação à nova realidade.

Esse curso é divido em duas partes, sendo 44h no módulo  ensino à distância – EaD, para o estudo do conteúdo teórico e mais 62h de forma presencial. Aula prática, buscando atender os requisitos impostos pela Lei Federal 10.826, de 22 de dezembro de 2.003, que trata sobre o Estatuto do Desarmamento e a legislação complementar, quanto ao porte de arma das Guardas Municipais.

A atividade proporciona aos servidores, habilitação e treinamentos relativos ao manuseio de pistola semiautomática, capacitando-os a desempenhar com eficiência, destreza e competência, as atividades pertinentes à função, e os conhecimentos técnicos voltados para a preservação da vida humana, segurança cidadã e atendimento ao público.

CURSO DE INSTRUTOR DE ARMAMENTO E TIRO INSTITUCIONAL – 80h
O curso visa a capacitação de Instrutor de Armamento e Tiro dentro do quadro técnico da Guarda Civil Metropolitana - GCM e representa um avanço no âmbito administrativo e operacional pois garantirá a disponibilidade de recursos humanos para a Academia de Formação em segurança Urbana aptos para o treinamento, atualização e avaliação de nossos agentes. O presente curso visa, ao mesmo tempo, atender determinação do Ofício nº 1061/2019/NUARM/DELEAQ/PF/SP de 23 de outubro de 2019, no sentido de normatizar a formação dos Instrutores de Armamento e Tiro, simplificar e agilizar o processo de habilitação/concessão e renovação do porte de arma institucional.

CURSO COMPLEMENTAR DE ARMAS LONGAS – 48h
O curso visa proporcionar aos servidores habilitação e treinamentos relativos ao manuseio de armas longas, capacitando-o GCM a desempenhar com eficiência, destreza e competência, as atividades pertinentes à função conforme Portaria Nº 003-CGCSP/DIREX/PF/DF, de 3 De dezembro de 2020.
O Curso oferece mais recursos aos seus operadores com maior capacidade e potencial defensivo para apoio em ocorrências de maior vulnerabilidade ou grandes vultos. E também causa efeito psicológico de maior potencialidade.

CURSO COMPLEMENTAR DE OPERADOR DE ARMAS LONGAS – PRESENCIAL – 48h
O curso é entendido como um conjunto de ações estrategicamente planejadas, as quais visam desenvolver conhecimentos, habilidades e competências que se encontrem alinhadas com os objetivos estratégicos do Comando Geral Guarda Civil Metropolitana de São Paulo . Visa proporcionar aos servidores habilitação e treinamentos relativos ao manuseio de armas longas, capacitando-os a desempenhar com eficiência, destreza e competência, as atividades pertinentes à função conforme Portaria Nº 003-CGCSP/DIREX/PF/DF, de 3 De dezembro de 2020, padronizar conduta, postura e atitude dos servidores da Guarda Civil Metropolitana condizentes a responsabilidades ao uso de armas longas respeitando os direitos humanos e o conhecimentos técnicos voltados para a preservação da vida humana, segurança cidadã e atendimento ao público.

CURSO BÁSICO DE CINOFILIA E CINOTECNIA PARA CÃES DE POLÍCIA – 48h
Proporciona conhecimento aos Agentes de Segurança que executam suas funções com cães, como técnica visando desempenhar a missão com segurança e qualidade, padronização da maneira de agir nas ocorrências relacionadas à posse e condução de cães, o uso de coleira, colar, focinheira e guia, bem como o apoio a outros órgãos, em ações sociais nas escolas, nos hospitai;, no apoio de órgãos da Segurança Pública, ou no atendimento de ocorrências, conforme legislação em vigor, da própria Instituição.. 

CURSO DE OPERAÇÃO DOS SISTEMAS DE AERONAVES REMOTAMENTE PILOTADAS – DRONES – 40h
As aulas têm a finalidade de capacitar Guardas Civis Metropolitanos para a fiscalização em operação com aeronaves remotamente pilotadas. Conhecimento de noções básicas de hardware e software embarcados, análise de risco, com foco na segurança de vôo, procedimentos teóricos e práticos de planejamento, execução e pós vôo.

Ao final do curso, os instruídos estão aptos para as ações de fiscalização com o emprego com drones -  Aeronaves Remotamente Pilotadas (Remotely Piloted Aircraft System) – RPAS, bem como conhecimento da lesgilação relativa ao tema.

CURSO DE APERFEIÇOAMENTOPARA MOTOCICLISTA BATEDOR – 40h
Treinamento e aperfeiçoamento para motociclistas Policiais com a finalidade de desenvolverem capacidade técnica para a execução de escoltas com o emprego de motocicletas por intermédio da Inspetoria de Apoio com Motocicletas - IAMO, a qual pode realizar escoltas de autoridades, bens e tropa, conforme previsto no decreto nº 58.199/2018.

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA MOTOCICLISTA POLICIAL – 40h
O curso visa o treinamento, atualização e aperfeiçoamento para motociclistas policiais com a finalidade de complementar a atuação dos profissionais que desenvolvem policiamento com motocicleta, melhorando a capacidade técnica dos motociclistas da Inspetoria de Apoio com Motocicletas – IAMO e demais unidades, com emprego de motos da Guarda Civil Metropolitana.

As aulas transmitem conhecimentos técnicos, padronização de conduta, postura e atitude dos Motociclistas, pautados nos princípios éticos e morais para a prestação dos serviços operacionais com qualidade e efetividade, sempre com foco na preservação da vida, cumprimento das leis, da segurança cidadã e  da promoção aos Direitos Humanos, .

CURSO BÁSICO DE TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS PARA O PRONTO EMPREGO OPERACIONAL – 40h
Aprimoramento da capacidade técnica do Operador Tático da Inspetoria de Operações Especiais – IOPE e as demais unidades de pronto emprego ou frações operacionais táticas da Guarda Civil Metropolitana. O GCM se capacita no aprimoramento de habilidades voltadas para a área operacional, tática e física, utilização de equipamentos e meios, na execução das demandas, além de  padronizar conduta, postura e atitude do Operador  de Segurança pautados nos princípios éticos e morais exigidos ao profissional.

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO OPERACIONAL – 40h
Aprendizado de técnicas e habilidades dos agentes da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, que atuam na área operacional, buscando o aprimoramentode técnicas operacionais, para o emprego seguro e preciso da arma de fogo, preconizados na Academia.

Durante a capacitação,  teoria e prática possibilitam a compreensão da realidade e atualizam o agente da Guarda Civil Metropolitana  para que tenha segurança jurídica, face à nova lei e a identificação de como essa alteração impacta na execução da atividade fim.

CURSO DE GERENTE DE ARMARIA PARA SERVIDORES READAPTADOS OU COM RESTRIÇÃO OPERACIONAL – 40h
O curso trata de como acomodar o material bélico utilizado pelo efetivo, sendo necessário ao gerente de armaria, receber orientações técnicas de manuseio, manutenção, procedimentos e preenchimento de documentação correlata.
O  servidores que exerce a atividade neste setor aprende princípios, normas e regimentos da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e da Guarda Civil Metropolitana, quanto às normas da Polícia Federal em relação aos procedimentos de manuseio, manutenção e acondicionamento básico do material bélico, e a documentação pertinente.

CURSO DE QUALIFICAÇÃO DE MULTIPLICADORES DO PROGRAMA GEPAD – 24h
O curso tem a finalidade de qualificar os profissionais da Guarda Civil Metropolitana e servidores de outras Secretarias Municipais em formar agentes com foco em ações na prevenção primária à violência, e na prevenção ao uso, abuso e dependência às drogas lícitas e ilicitas, através de ações socioeducativas com a aplicação da filosofia de polícia comunitária, promovendo a implantação de políticas públicas de prevenção às drogas, na Guarda Civil Metropolitana, na educação, outras Secretarias e segmentos da sociedade.

CURSO DE BRIGADISTA – 24h
O curso de Brigadista visa estabelecer condições para composição, formação, implantação, treinamento, desenvolvimento e aperfeiçoamento de brigadistas de incêndio, para atuações em edificações e áreas consideradas de risco em âmbito interno das instalações da Secretaria Municipal em Segurança Urbana e Unidades da Guarda civil Metropolitana, com indicativos de prevenção e combate a princípio de incêndio, na evasão de área afetada e nos primeiros socorros a serem prestados, visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir os danos ao meio ambiente, momento em que poderá o brigadista atuar em apoio até a chegada do socorro especializado.

MANUSEIO PARA MANUTENÇÃO PORTE DE ARMA DE FOGO INSTITUCIONAL GCM/SP - 12h
O Curso tem a finalidade de atualizar e capacitar os agentes da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo no tocante às legislações específicas, que norteiam o trabalho operacional policial, destacando as legislações que norteiam o porte de arma de fogo institucional, afim de manter regularizado o porte de arma de fogo institucional próximos a data de renovação, e, cuja necessidade imediata vise atender a legislação especifica, evitando a suspensão dessa autorização, o que implicaria impedimentos ao profissional em sua atuação operacional resultando prejuízos as atividades fim das unidades operacionais.
Atender os dispositivos legais relacionados ao porte de arma institucional: Lei Federal 10.826/2003, Decreto Federal 9.487/2019 e Instruções Normativas 111/DG-PF/2018 e 174/DG-PF/2020 e Portaria nº 003-CGCSP/DIREX/PF/DF, de 03 de dezembro de 2020,e os dispositivos legais do Estágio de Qualificação Profissional – EQP – GCM/SP, Portaria 18/SMSU-GAB/2021 e Ordem Interna 001/GCM/2022.

ARMAMENTO E TIRO DEFENSIVO 100 DISPAROS – 12h
O curso visa atender a obrigatoriedade da Portaria nº 003-CGCSP/DIREX/PF/DF, de 03 de dezembro de 2020, em que estabelece a obrigatoriedade de, a cada dois anos,  realizar 100 disparos entre as armas institucionais da Guarda Civil Metropolitana - GCM/SP.
Busca atualizar conhecimentos teóricos relacionados as leis em vigor, no que tange ao porte de arma funcional, aperfeiçoar os procedimentos no desenvolvimento do trabalho dos agentes da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo para melhor atender a sociedade, garantir o respaldo técnico e jurídico legal nas ações executadas. Estas aulas atendem os dispositivos legais relacionados ao porte de arma institucional: Lei Federal 10.826/2003, Decreto Federal 9.487/2019 e Instruções Normativas 111/DG-PF/2018 e 174/DG-PF/2020 e Portaria nº 003-CGCSP/DIREX/PF/DF, de 03 de dezembro de 2020, e os dispositivos legais do Estágio de Qualificação Profissional – EQP – GCM/SP, Portaria 18/SMSU-GAB/2021 e Ordem Interna 001/GCM/2022.

 

ARMAMENTO E TIRO DEFENSIVO 50 DISPAROS – 12h
O curso visa atender a obrigatoriedade dos servidores da Guarda Civil Metropolitana – GCM/SP que necessitam realizar 100 (cem) disparos a cada dois anos entre as armas institucionais da corporação com previsão em currículo próprio desenvolvido pela instituição, resultando em eficiência, eficácia e efetividade nas ações praticadas no cotidiano de trabalho regular.

O curso será utilizado sempre que o servidor da Secretaria Municipal de Segurança Urbana realizou qualquer outro curso que contenha a disciplina armamento e tiro de modo completar a quantidade de disparos obrigatório, previsto no total de 100 disparos no biênio conforme Portaria nº 003-CGCSP/DIREX/PF/DF, de 03 de dezembro de 2020.


Objetivo:atualizar conhecimentos teóricos relacionados às leis em vigor para o porte de arma funcional, aperfeiçoar os procedimentos no desenvolvimento do trabalho dos agentes da Guarda Civil Metropolitana GCM/SP para melhor atender a sociedade, garantindo respaldo técnico e jurídico legal nas ações executadas.

NOÇÕES DE ARMAS LONGAS PARA ARMEIROS INSTITUCIONAIS – 12h
O Curso visa capacitar os servidores designados ao setor de Armaria (e seus suplentes) nas unidades da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, que exercem suas atividades profissionais no setor de Armaria das unidades da Guarda Civil Metropolitana, instruindo acerca dos princípios, orientações, normas e regimentos da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Guarda Civil Metropolitana, quanto às normas da Polícia Federal no tocante às armas longas. Tais servidores devem estar aptos em avaliação psicológica para o porte de arma de fogo institucional aos procedimentos básicos de manuseio, manutenção e acondicionamento básico do material bélico tido como armas longas.

FUNDAMENTOS DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA – 12h
O curso em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, forma participantes para que tenham uma visão mais aprofundada dos Direitos Humanos e sua aplicação no trabalho. Difundir a longo prazo, por toda a Prefeitura Municipal de São Paulo, a cultura de Direitos Humanos e ações de educação em Direitos Humanos 

Os fundamentos norteadores dos Direitos Humanos, a sua regulação pelo Estado, as políticas públicas que propagam estes direitos, bem como as ações afirmativas visando e equidade. Conscientizar os agentes públicos e demais interessados sobre a importância dos direitos humanos na regulação da vida em sociedade e em como a cidadania se aplica nos serviços públicos.

CURSO PARA UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO “GCM – MOBILE” – 08h
O curso capacita o efetivo da Guarda Civil Metropolitana para utilização do aplicativo “GCM – Mobile” , tecnologia que vem modernizando os processos de registros dos indicadores de atividades e a compreensão do sistema e do ganho de gestão operacional, administrativa e gestão do negócio de segurança urbana.O aplicativo melhora dos processos de registros dos indicadores de atividades, aperfeiçoa as rotinas de produção e utilização de dados, informações e indicadores para o diagnóstico, planejamento, execução, monitoramento, avaliação, apoio a decisão e publicação das atividades de segurança urbana.

PALESTRA: ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, EM MASCULINIDADE E GÊNERO COM FOCO NA EDUCAÇÃO PREVENTIVA – 03h
A palestra leva os servidores da Guarda Civil Metropolitana a uma reflexão, com o foco na educação preventiva, para que homens possam dialogar com outros homens, atuando com ações baseadas na equidade e respeito com foco na desconstrução dos valores que sustentam o Patriarcado, o Machismo e as Masculinidades Tóxicas.

Além dos cursos presenciais, a Academia ainda conta com os cursos à distância disponibilizados pela Rede Nacional de Educação a Distância e com os cursos ofertados pelas Escolas de Governo de São Paulo.