Canil da Guarda Civil Metropolitana recebe doação de biodigestor

A Inspetoria é o primeiro canil institucional a contar com o equipamento.

A Inspetoria do Canil da Guarda Civil Metropolitana recebeu, nesta quinta-feira (26), a doação de um biodigestor anaeróbio, que auxiliará no descarte consciente de lixo orgânico e pode gerar até 2.500 litros de biogás por dia para cada 10 quilos desses detritos. O equipamento, fornecido pelo cônsul-geral de Israel, Rafael Erdreich, por intermédio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, é capaz de realizar tratamento do esgoto sanitário, dos resíduos orgânicos e de fezes animais — este último sendo o caso do Canil — para transformar em energia limpa e renovável.

Durante a cerimônia, a Secretária de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza, evidenciou a importância dessa ação, lembrando que segurança urbana também está relacionada a questões ecológicas e que a Guarda Civil Metropolitana se preocupa com o meio ambiente. “Ser o primeiro canil de uma instituição pública a receber este tipo de equipamento é uma grande honra. Até o momento, apenas canis os particulares possuíam biodigestores”, agradeceu.

Para o Comandante Regional Araújo, responsável pela Inspetoria os 26 cães do Canil produzem em média, 20 quilos de fezes diariamente. “Além de um descarte mais adequado das fezes, o fato de termos à disposição cinco a sete horas de gás em nossa cozinha garante economia”, complementa.

O biodigestor já está funcionando na Inspetoria desde novembro do ano passado, após a instalação do equipamento e treinamento do efetivo do Canil realizados pela equipe da HomeBiogas, empresa responsável pelo equipamento. Outra vantagem da adoção dessa tecnologia, que já está presente em mais de 100 países, é a redução em oito toneladas a emissão de carbono ao ano, contribuindo significantemente para a sustentabilidade no mundo como um todo.

Ao fim da cerimônia, o cônsul-geral de Israel, Rafael Erdreich, conheceu as dependências da Inspetoria. Também estiveram presentes no evento o a Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, e Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana, IS Agapito Marques.

Canil da GCM

A Inspetoria do Canil da Guarda Civil Metropolitana foi criada no ano de 2000, por meio de Decreto Municipal. Seu trabalho é voltado para o policiamento preventivo e comunitário. Os cães são treinados e avaliados periodicamente passando por exercícios de obediência, faro, proteção e transposição de obstáculos. Atualmente, a Inspetoria conta com 56 GCMs e 26 cães de raças variadas.

O efetivo atua em ações de busca e salvamento, em conjunto com a Defesa Civil e outros órgãos de segurança pública. Além do trabalho policial, os agentes realizam apoios sociais por meio da Cinoterapia, atividade que utiliza os cães para auxiliar em tratamentos médicos.