SMSU promove Curso de Operador de Motosserra a agentes da Defesa Civil

As aulas teóricas e práticas foram ministradas na Academia de Formação em Segurança Urbana

 A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Coordenação Municipal da Defesa Civil, promoveu a capacitação de 48 servidores das Equipes de Resposta que atuam na cidade, nesta segunda (25), na Academia de Formação em Segurança Urbana, na Zona Leste da capital. No curso, ministrado pela empresa sueca Husqvarna, os participantes adquiriram conhecimento técnico sobre o manuseio de motosserras, os procedimentos de segurança e a manutenção básica dos equipamentos.


O Curso de Operador de Motosserra foi ministrado como parte da iniciativa de treinamento e aperfeiçoamento constantes dos servidores da COMDEC, bem como para cumprimento da Legislação vigente (NBR-12), que exige a realização de curso para o efetivo que opera este tipo de equipamento. De acordo com Márcio Stanieski, técnico e instrutor responsável pelas aulas, o objetivo é “transmitir os cuidados sobre o uso do equipamento, os procedimentos de segurança e dicas sobre a manutenção, essenciais para maior durabilidade do produto”.


No dia a dia, a Defesa Civil atua em situações de prevenção e chamados de emergência, com ações que visam reduzir os impactos negativos e otimizar a resposta às ocorrências. Em atendimento às chamadas relacionadas à queda de árvores, quando acionada, a Defesa Civil realiza suas funções na identificação de risco em áreas externas e direciona a solicitação ao setor da Subprefeitura da região para providências necessárias.


Entre 2019 e 2022, foram totalizados 14.219 casos relacionados a quedas de árvores, sendo 4.978 em 2019; 3.742 em 2020; 3.397 em 2021; e 2.282 até o último dia 24.