SMSU conquista 3º lugar no Prêmio “Desafio Gasto Público Tem Endereço”

 A Secretaria Municipal de Segurança Urbana alcançou o terceiro lugar no Prêmio "Desafio Gasto Público Tem Endereço", organizado pela Secretaria Municipal da Fazenda e pela Fundação Tide Azevedo Setúbal (FTAS). A entrega do troféu e de certificados de participação foi realizada em sessão solene na tarde desta sexta-feira (08). A Secretaria foi representada pela Chefe de Gabinete, Maria das Dores Alves de Oliveira.


O objetivo principal do concurso foi o de incentivar a produção de dados confiáveis em matéria de destinação orçamentária, estimular a criação de práticas inovadoras de utilização de recursos, aprofundar as iniciativas de transparência do gasto público, dentre outras ações de gestão pública.


De acordo com a Chefe de Gabinete, Maria das Dores Alves de Oliveira, "receber este Prêmio estimulou ainda mais a Secretaria Municipal de Segurança Urbana a melhorar seus índices de redução dos gastos públicos. Aprimoramos a gestão dos recursos orçamentários e a destinação dos investimentos para as áreas que mais necessitam será feita de forma mais eficiente."


A Coordenadora de Administração e Finanças da SMSU, Sandra Helena Perticarrari, juntamente com a Divisão de Orçamento e Finanças, ficou responsável pela elaboração do trabalho. Uma equipe especialmente voltada à premiação foi instituída, com posterior desenvolvimento de ferramentas que deram suporte à regionalização dos gastos. Foi criado um banco de dados e uma aplicação de visualização dos contratos por Subprefeitura regional e por distritos administrativos.
A aplicação foi primordial para dar um parâmetro aos gastos e demonstrar onde os recursos da Secretaria Municipal de Segurança Urbana são aplicados no território municipal. Desta forma, a distribuição dos recursos ocorre de forma mais eficiente.

A aplicação criada pelo GCM Classe Especial Ademir dos Santos Nascimento, foi primordial para dar um parâmetro aos gastos e demonstrar onde os recursos da Secretaria Municipal de Segurança Urbana são aplicados no território municipal. Desta forma, a distribuição dos recursos ocorre de forma mais eficiente.


"Todo mundo agora vai poder ver, através do Portal da Transparência, onde cada centavo da receita da Prefeitura está sendo direcionado. O Prefeito está fazendo uma gestão mais transparente e com isso todas as Secretarias também fazem", explica Perticarrari.


A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social conquistou o primeiro lugar e, como prêmio, irá acompanhar uma viagem de intercâmbio na Cidade do México com todas as despesas pagas pela Fundação Tide Setubal. Por sua vez, a Secretaria Municipal de Cultura conquistou o segundo lugar.