Defesa Civil reforça orientação à população durante o período de chuvas

Os telefones 199 e o App SP+ Segura são os canais de atendimento aos cidadãos

As ações preventivas para o período chuvoso na cidade de São Paulo são ratificadas no Plano Preventivo Chuvas de Verão (PPCV). O plano prevê atuações intersecretariais e as competências de cada órgão, articulação com a sociedade e canais de comunicação que viabilizem o pronto atendimento das emergências.

As situações de risco real ou iminente, como deslizamentos, enchentes, queda de árvores e estruturas com perigo de desabamento, podem ser comunicadas diretamente à Defesa Civil pelo telefone 199. As equipes das Divisões de Defesa Civil, instaladas em todas as subprefeituras da cidade, atuam de forma imediata, atendendo a população.


SP+Segura: a tecnologia no período de chuvas

O cidadão da Cidade de São Paulo conta também com uma importante ferramenta nesse período de chuvas. Trata-se do aplicativo SP+Segura, da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, lançado em 2017. Para se cadastrar gratuitamente, a população pode baixar o aplicativo e receber informações da Defesa Civil, bem como, informar os órgãos envolvidos, sobre a situação da sua região, em caso de perigo.
Além disso, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) também compartilha dados, com a Defesa Civil do Estado para informações por SMS, pelo telefone 40199.

O novo PPCV conta com a participação de diversos órgãos, entre eles: as Secretarias Municipais de Segurança Urbana, por meio da Guarda Civil Metropolitana; do Verde e Meio Ambiente (SVMA), de Infraestrutura e Obras (SIURB), de Esportes e Lazer (SEME), de Habitação (SEHAB), das Subprefeituras (SMSUB), de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), de Saúde (SMS), de Mobilidade e Transportes (SMT), entre outros.