Encerramento da Operação Chuvas de Verão

O programa se iniciou em novembro de 2019

Na última terça – feira (31), a Coordenação Municipal da Defesa Civil (COMDEC) encerrou a Operação Chuvas de Verão 2019/20. A operação teve inicio no dia 15 de novembro de 2019 e foi regulamentada pela PORTARIA 723, DE 5 de Novembro de 2019.

A Central de Gerenciamento de Emergência (CGE), responsável pelo monitoramento de previsões meteorológicas, alertas de atenção em locais propensos a alagamentos, inundações e deslizamentos, informou sobre a ausência de eventos meteorológicos relevantes quanto ao volume de chuvas para daqui a diante, e seguindo o artigo 1º da Portaria, foi decidido pela não prorrogação do Plano.

O objetivo desta operação foi implantar um processo de gestão de riscos associados ao período crítico de chuvas na cidade e criar uma política de prevenção, resposta e recuperação das áreas de maiores riscos durante o período de pluviosidade, além de intensificar a prevenção e atendimento emergencial a população que residia em áreas de risco.

O plano atuava com base em critérios técnicos como o monitoramento de dados pluviométricos, previsões meteorológicas e observações de campo que definiram o estado de criticidade dos locais. Os atendimentos seguem a rotina normal, dosado a cada dimensão de eventos.

A Coordenação Geral agradece a todos os órgãos públicos e privados participantes do plano,que de forma exemplar desempenharam as suas atribuições com extrema dedicação e esmero nestes 137 dias.