Operação de Fiscalização de Comércios e Circulação de Pessoas - Prevenção ao Coronavírus

Forças de Segurança estão unidas na fiscalização para manter o comércio fechado na cidade de São Paulo

Na manhã deste sábado (21) dando sequência as operações iniciadas na sexta-feira (20), equipes da Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar e demais agentes públicos das subprefeituras Sé e Mooca estavam nas ruas da cidade fiscalizando os estabelecimentos comerciais na região central e na zona leste, onde se encontram os centros comerciais de maior movimento de pessoas na capital.

O intuito desta Operação Integrada de Fiscalização, é se fazer cumprir as regras determinadas nos Decretos municipais e estaduais, de restrição ao comércio e circulação de pessoas, suspendendo o atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais e outros locais que reúnam grande quantidade de pessoas em seu interior.

As ações também serviram para orientar as pessoas sobre a aplicação do Estado de Calamidade Pública, anunciado na sexta-feira (20) pelo Prefeito e Governador e que terão validade na próxima semana.

Alguns comércios foram encontrados com portas abertas e seus proprietários foram orientados a fechar as lojas, evitando a aglomeração de pessoas em seu interior.

As equipes estiveram circulando nas ruas da região central, englobadas pelas: Rua Santa Ifigênia, Rua 25 de março, Rua Vitória, Av. Ipiranga, Rua Carlos de Souza Nazaré, Rua José Paulino entre outras.

Na região do Brás foram vistoriadas as Ruas da Juta, Joaquim Nabuco, Largo da Concórdia, Praça Agente Cícero e Av. Rangel Pestana.

Todos os guardas civis, policiais militares e demais agentes públicos envolvidos nesta blitz receberam orientação para permanecer em distancia mínima de 1,5m das pessoas abordadas e também entre eles, a fim de evitar contato com pessoas infectadas pelo coronavírus.

A Operação Integrada de Fiscalização permanecerá nas ruas da cidade nos próximos dias atendendo a necessidade de manté-las vazias para que a quarentena seja cumprida, conforme previsão nos recentes Decretos de Estado de Calamidade editados nesta data tanto pelo Prefeito como pelo Governador de São Paulo.