Guarda Civil Ambiental promove curso de preservação de mananciais e meio ambiente para estudantes

Programa EDUCAM tratou da importância das represas no abastecimento de água da cidade, e do trabalho realizado pelo Destacamento Náutico

 

Com o intuito de compartilhar com o público juvenil, conhecimentos sobre as ações de proteção ao meio ambiente, a Unidade ambiental da Guarda Civil Metropolitana, por meio das equipes do Destacamento Náutico, promoveu na segunda quinzena de outubro, uma palestra sobre a preservação da fauna e das represas, para estudantes da Escola Estadual Prof. Alberto Levy, localizada na zona sul da cidade.

 

Durante o encontro com os estudantes, os agentes explicaram como são realizadas as ações, pautadas no foco de coibir qualquer prática ilegal no entorno das represas, como a montagem de moradias irregulares, e o descarte irregular de lixo, além da fiscalização de embarcações, garantindo desta forma, a segurança dos banhistas nas represas Bilings e Guarapiranga.

 

Foram mencionados também, os métodos diários para evitar danos aos mananciais, como a economia de água e a separação e descarte correto de resíduos e lixo, além do trabalho preventivo da GCM, que visa inibir atos lesivos contra o meio ambiente, como o desmatamento e as queimadas, por meio de ações preventivas em todo o território verde da capital.

 

Após a formação teórica, os alunos foram convidados para uma visita técnica de barco, para conhecer os pontos principais da represa do Guarapiranga, e como as ações lesivas ao meio ambiente interferem na qualidade da água; também foi ministrado um treinamento com caiaque.

 

Participaram da formação, o Inspetor de Divisão Moreira, responsável pelo Destacamento Náutico; os Subinspetores Bernardo e Marco Antônio; os Classes Especiais Feliciano e Braga, e o 1ª Classe Fernandes.