Prefeitura de São Paulo realiza a quinta operação de combate à pirataria neste ano

Ação conjunta entre Município e Estado resulta na interdição de novo estabelecimento que comercializava produtos sem procedência fiscal

O início do segundo biênio da atual Gestão Municipal segue marcado pelo número de ações de combate à pirataria. Nesta semana, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Guarda Civil Metropolitana, realizou mais uma operação em conjunto com a Polícia Civil, na qual apreendeu produtos de vestuário falsificados, no Shopping Tupan, na região do Brás, Zona Leste da Capital.

Conhecido pelos munícipes como centro de comércio popular, o local atrai grande quantidade de pessoas e, ao mesmo tempo, um alto número de comerciantes sem licenciamento. Partindo desta questão, a Administração Municipal segue intensificando a segurança e as fiscalizações, para evitar que produtos de procedência duvidosa circulem no mercado.

A operação contou com a presença de 25 guardas da Inspetoria de Operações Especiais (IOPE), 07 motociclistas da Inspetoria de Apoio com Motocicleta (IAMO) e 05 viaturas da GCM, que atuaram em apoio e proteção aos servidores públicos, sendo 40 agentes de apoio da Subprefeitura Mooca e 25 policiais civis, que juntos, apreenderam cerca de 250 toneladas de produtos irregulares, sendo grande parte deles roupas, tênis e acessórios esportivos. Para o transporte da grande quantidade de objetos, foram necessários 3.800 sacos e 04 caminhões, que foram destinados ao depósito da Subprefeitura Mooca. O Shopping foi interditado pelas autoridades, até que os gestores apresentem sua contraprova.

Por se tratar de um tipo de operação complexa, o Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, o Secretário de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues e o Secretário Executivo, Fábio Lepique, estiveram presentes em todas as ações realizadas desde novembro de 2018, além de também seguirem auxiliando o Governo Estadual, na coordenação estratégica de atuação das equipes, no combate ao comércio irregular.

O término desta operação representou o cumprimento das novas diretrizes estabelecidas pela Prefeitura, de práticas de combate à criminalidade, por meio de ações preventivas, implementando uma filosofia de segurança inteligente.