Prefeitura renova frota da GCM e anuncia a contratação de mais 500 guardas, além dos mil novos agentes que estão em treinamento

Medidas visam melhorar o patrulhamento preventivo em toda cidade.

 

 

A Prefeitura de São Paulo, junto à Secretaria Municipal de Segurança Urbana, entregou, na manhã desta segunda-feira (27), 271 novas viaturas para o efetivo da Guarda Civil Metropolitana. A cerimônia foi realizada na Praça Charles Miller, Pacaembu, na Zona Centro-Oeste de São Paulo.

A iniciativa visa modernizar a frota da Guarda Civil Metropolitana, melhorando a sua infraestrutura e, assim, oferecer mais apoio técnico aos guardas-civis. Por estarem em regime de locação, a cada período de renovação dos contratos, os automóveis da GCM são trocados.

Durante a solenidade, o prefeito Ricardo Nunes também assinou o autorizo para contratação de 500 novos GCMs, além dos mil novos agentes que já estão em treinamento na Academia de Formação em Segurança Urbana – AFSU.
“A gente vai cada vez mais reforçar a nossa Guarda Civil Metropolitana e a Secretaria de Segurança Urbana”, destacou o prefeito Ricardo Nunes. “Nós temos que sempre buscar o reconhecimento da população ao nosso trabalho, isso demonstra que estamos no caminho correto. Nós estamos aqui para servir à população”, completou.

“Os investimentos estão acontecendo e a resposta deve acontecer. Com viaturas e equipamentos novos, a administração espera muito trabalho da GCM”, afirmou a Secretária Municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza. “As viaturas são as melhores que nós temos no mercado”, concluiu.

Os veículos serão distribuídos entres as Inspetorias Regionais dos cinco Comandos Operacionais e as Inspetorias Especializadas da Guarda, como a Inspetoria do Canil, Inspetoria de Ações com Motocicletas (IAMO), Inspetoria de Defesa das Mulheres e Ações Sociais e Inspetoria (IDMAS) de Operações Especiais (IOPE).

 

Recentemente, a Prefeitura também adquiriu mais 110 motos para a corporação. Atualmente, as motos estão em processo de emplacamento e serão entregues no próximo mês.

A GCM atua no patrulhamento comunitário e preventivo em todas as regiões da cidade, por meio de rondas periódicas e ações de proteção voltadas às áreas de interesse ambiental e à segurança das mulheres vítimas de violência doméstica, garantindo o cumprimento das medidas protetivas. A Guarda também participa de operações em apoio aos demais órgãos de segurança, bem como realiza a proteção dos agentes públicos durante a execução dos serviços municipais.