PREFEITURA DE SÃO PAULO

Secretaria Municipal de Segurança Urbana participa da III Reunião do Comitê de Cidades Sustentáveis e Resilientes

São Paulo foi premiada como a Capital Verde Ibero-americana 2022; a Secretária Municipal de Segurança Urbana representou a cidade de São Paulo durante apresentação de painel.

27/09/2022 18h01

Nesta terça-feira (27), a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) esteve presente no primeiro dia da III Reunião do Comitê de Cidades Sustentáveis e Resilientes, promovida pela Prefeitura de São Paulo e a União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), no Centro Histórico da Capital. A Reunião, que vai até o dia 29, tem por objetivo promover sessões de debate e análise nas quais os participantes compartilham ideias e problemas que dizem respeito a meio ambiente, urbanização sustentável, entre outros.

Na abertura do evento, que contou com a presença do Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; da Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy; e do Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, Rodrigo Ravena, entre outras autoridades, foi realizada a entrega do diploma São Paulo Capital Verde Ibero-americana 2022.

Representando a cidade de São Paulo no evento, a Secretária de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza, abriu o painel “Cidades ibero-americanas resilientes e urbanização sustentável”, que teve duração das 14h30 às 16h.

“A questão de desenvolvimento sustentável nas cidades envolve a participação de todas as pessoas”, abriu a Secretária, que também mencionou o Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo e as iniciativas propostas pelo então Prefeito Bruno Covas em relação ao meio ambiente e sustentabilidade na cidade. “A Prefeitura vem trabalhando na requalificação do espaço público, em especial no Centro, para que as pessoas possam voltar a ter o sentimento de pertencimento na região”, complementou, mencionando o novo plano urbanístico Todos Pelo Centro.

A Secretária ressaltou ainda o trabalho da Defesa Civil do Município de São Paulo e da Guarda Civil Metropolitana na contribuição para tornar a Capital mais segura e verde, com o mapeamento de áreas de riscos geológicos e hidrológicos, mobilização comunitária, realização de exercícios de contingência e também o resgate de animais silvestres.

Participaram também da apresentação do painel a Vereadora de Quito, Mónica Sandoval; o Gerente do Programa Bairros de Verdade e de Mil Cores de La Paz, Guilherme Tortato Villarroel; a Diretora de Projetos de Cooperação Internacional de Resiliência Urbana e Especialista Principal de Cooperação Internacional de Havana, Liria Rodriguez Área; o Encarregado da Área de Execução de Projetos de San Salvador, Alcionet Cortez; e a Assessora Especial da Subsecretaria de Políticas e Planejamento Urbano da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Brasília, Juliana Machado Coêlho.