Canil da GCM promove II Feira de Adoção de Cães e Gatos

Quem esteve presente na feira pôde conhecer mais sobre bem-estar animal e também levar um novo amiguinho para casa.

Neste sábado (17), a Inspetoria do Canil da Guarda Civil Metropolitana promoveu a II Feira de Adoção de Cães e Gatos, que visa proporcionar um lar a animais que foram resgatados em situações diversas, como abandono e maus-tratos. O evento foi realizado na unidade da Inspetoria, na Rua Anna Papini Guaranha, nº 60 – Vila Guilherme, Zona Norte da Capital, das 9 às 17 horas.

Na feira, um total de 21 animais — 18 cães e três gatos — estava disponível para adoção, sendo que cinco canídeos e um felino já saíram da Inspetoria com uma nova família. Nas diversas tendas montadas no local, os visitantes puderam fazer plaquinhas confeccionadas pelo Instituto Meu Pet Usa Plaquinha, tornando mais fácil a identificação do animal.

Os interessados na adoção de um animalzinho precisaram levar consigo um documento oficial com foto e comprovante de residência. Além disso, foi realizada uma entrevista com os adotantes, a fim de verificar se eles estavam aptos a acolher o animal e subsidiar alimentação, cuidados veterinários e, principalmente, seu bem-estar.

Todos os animais presentes para adoção na feira estavam castrados, vacinados e vermifugados. A abertura do evento contou com uma apresentação dos cães da Inspetoria, com os quais os participantes puderam interagir ao longo do dia.

Houve ainda uma palestra sobre legislação animal, promovida pela Dra. Elizabeth Alvim de Souza Mello, diretora técnica do Instituto Eu Sou o Bicho, e Sargento Alexandre, diretor do Instituto. As ONGs Mimos e Amigos e Bichos participaram do evento, possibilitando aos visitantes conhecer mais sobre o trabalho dessas organizações.

A Secretária de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza, e o Inspetor Superintendente de Operações, Luiz Antônio Pereira Camargo, também estiveram presentes na feira.

Canil da GCM

A Inspetoria do Canil da Guarda Civil Metropolitana foi criada no ano de 2000, por meio de Decreto Municipal. Seu trabalho é voltado para o policiamento preventivo e comunitário. Os cães são treinados e avaliados periodicamente passando por exercícios de obediência, faro, proteção e transposição de obstáculos. Atualmente, a Inspetoria conta com 54 GCMs e 27 cães de raças variadas.

O efetivo atua em ações de busca e salvamento, em conjunto com a Defesa Civil e outros órgãos de segurança pública. Além do trabalho policial, os agentes realizam apoios sociais por meio da Cinoterapia, atividade que utiliza os cães para auxiliar em tratamentos médicos.