SMSU certifica mais 37 operadores de drones

Desde a criação do curso, em 2018, 20 turmas já se formaram.

 

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Divisão de Tecnologias Geoespaciais, certificou, na tarde desta sexta (29), 37 novos pilotos de drones da Turma III/2022 do Curso de Operação dos Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas, no auditório da Escola de Magistratura do Tribunal de Justiça de São Paulo.

O Curso de Operação dos Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Drones) foi realizado de 25 a 29 de julho e teve uma carga horária de 40 horas. As aulas tiveram como finalidade capacitar os participantes para a fiscalização em operação com aeronaves remotamente pilotadas, oferecendo noções básicas de hardware e software embarcados, análise de risco, com foco na segurança de voo, procedimentos teóricos e práticos de planejamento, execução e pós-voo.

O evento contou com a presença da Secretária de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza, que fez a entrega dos certificados aos novos pilotos. Segundo a Secretária, “o curso de capacitação de novos operadores de drones vai muito além da formação desses agentes. É um importante espaço para o compartilhamento do conhecimento e o fortalecimento da integração da Guarda Civil Metropolitana com as demais forças policiais e órgãos públicos, construindo condições de oferecermos um serviço cada vez melhor em segurança urbana.”

Também estiveram presentes no evento o Inspetor Superintendente Carlos Alberto Previato, da Coordenadoria de Tecnologia, Logística e Infraestrutura da SMSU, o Inspetor de Divisão Antônio Carlos dos Santos, coordenador do Programa Dronepol.

Sobre o Curso

O Curso vem sendo oferecido pela Guarda Civil Metropolitana, por meio do Programa Dronepol, desde julho de 2018, quando 33 pilotos foram certificados. Ao todo, 740 agentes, tanto da GCM quanto de diversos órgãos públicos brasileiros, como Polícia Militar, Polícia Federal, Marinha e Aeronáutica, já estão aptos a realizar ações de fiscalização e monitoramento com o emprego de drones, além de conhecerem a legislação relativa ao tema.
Desde a criação do Programa Dronepol, em maio de 2017, outras forças passaram a se interessar pelo Curso, não só pela experiência que os agentes da GCM têm na pilotagem dos drones, como também pelo pioneirismo da SMSU em adotar as aeronaves para reforçar o policiamento e a fiscalização durante as operações.

Sobre o Programa Dronepol

O Programa Dronepol, da Divisão de Tecnologias Geoespaciais, é pioneiro na gestão pública do Brasil, com a finalidade de reforçar as operações da Guarda Civil Metropolitana e da Defesa Civil, monitorando áreas de risco, invasões ambientais, locais com grande aglomeração de pessoas e auxiliando no combate à criminalidade.

A SMSU é o órgão que mais opera drones no País, segundo o Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, da Aeronáutica. O Programa tem à sua disposição 31 drones de alta tecnologia equipados com câmeras de alta definição, ampliando o poder de visão dos agentes para localizar esconderijos de drogas e pontos de tráfico, além de operações pontuais em apoio aos demais órgãos públicos, sendo utilizados também em missões de inteligência e operações de monitoramento de grandes eventos e manifestações.