SMSU certifica mais 44 operadores de drones em maio

Ao todo, mais de 700 pilotos de diversos órgãos públicos já estão aptos a pilotar as aeronaves.

 A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo e da Divisão de Tecnologias Geoespaciais, certificou, na tarde da última sexta (27), 44 novos pilotos de drones da Turma II/2022 do Curso de Operação dos Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas.

O evento ocorreu no auditório da Escola de Magistratura do Tribunal de Justiça de São Paulo e contou com a presença da Secretária de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza, do Secretário Adjunto, Alcides Fagotti Júnior, e de Maria José Alves Cavalcanti, representando o Desembargador José Maria Câmara Júnior, diretor da Escola de Magistratura do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Diante da participação da SPTrans, Guarda Municipal de São Caetano do Sul e Polícia Civil na graduação, a Secretária de Segurança Urbana reforçou que “a realização do curso e a capacitação de novos agentes são de fundamental importância para o compartilhamento do conhecimento técnico, fortalecendo a integração da Guarda Civil Metropolitana com outras forças policiais e órgãos públicos, além de contribuir no aprimoramento da segurança urbana em São Paulo e demais municípios brasileiros”.

Também estiveram presentes no evento o Inspetor Superintendente Agapito Marques, do Comando Geral da Guarda Civil Metropolitana; Wilson Batista, Subcomandante da Guarda Civil Metropolitana; Luiz Antônio de Camargo, Comandante Superintendente de Operações; Narciso Casimiro Filho, Inspetor Superintendente de Planejamento; e o Inspetor de Divisão Bispo dos Santos, representando o Coordenador de Defesa Civil, Joel Malta de Sá.

O Curso de Operação dos Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Drones) foi realizado de 23 a 27 de maio e teve uma carga horária de 40 horas. As aulas tiveram como finalidade capacitar os participantes para a fiscalização em operação com aeronaves remotamente pilotadas, oferecendo noções básicas de hardware e software embarcados, análise de risco, com foco na segurança de voo, procedimentos teóricos e práticos de planejamento, execução e pós-voo.

O Curso vem sendo oferecido pela Guarda Civil Metropolitana, por meio do Programa Dronepol, desde julho de 2018, quando 33 pilotos foram certificados. Ao todo, 706 agentes, tanto da GCM quanto de diversos órgãos públicos brasileiros, como Polícia Militar, Polícia Federal, Marinha e Aeronáutica, já estão aptos a realizar ações de fiscalização e monitoramento com o emprego de drones, além de conhecerem a legislação relativa ao tema.

Desde a criação do Programa Dronepol, em maio de 2017, outras forças passaram a se interessar pelo Curso, não só pela experiência que os agentes da GCM têm na pilotagem dos drones, como também pelo pioneirismo da SMSU em adotar as aeronaves para reforçar o policiamento e a fiscalização durante as operações.

Sobre o Programa Dronepol

O Programa Dronepol, da Divisão de Tecnologias Geoespaciais, é pioneiro na gestão pública do Brasil, com a finalidade de reforçar as operações da Guarda Civil Metropolitana e da Defesa Civil, monitorando áreas de risco, invasões ambientais, locais com grande aglomeração de pessoas e auxiliando no combate à criminalidade.

A SMSU é o órgão que mais opera drones no País, segundo o Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, da Aeronáutica. O Programa tem à sua disposição 31 drones de alta tecnologia equipados com câmeras de alta definição, ampliando o poder de visão dos agentes para localizar esconderijos de drogas e pontos de tráfico, além de operações pontuais em apoio aos demais órgãos públicos, sendo utilizados também em missões de inteligência e operações de monitoramento de grandes eventos e manifestações.