SMSU realiza audiência pública para apresentação de projeto de modernização da plataforma City Câmeras

Novo escopo pretende facilitar a integração de câmeras ao Programa

Na manhã desta sexta-feira (26), a Secretaria Municipal de Segurança Urbana realizou uma audiência pública, com o objetivo de publicizar escopo de modernização da Plataforma City Câmeras, através da abertura de licitação e contratação de serviços.

A apresentação geral foi capitaneada pela Chefe de Gabinete Maria das Dores Alves de Oliveira, com a participação do coordenador de Políticas Integradas e Parcerias, Marcel Bussolin Marques; dos diretores de Divisão de Parceria e Cooperação Técnica e Tecnologia de Informação e Comunicação, Agnaldo de Barros Pedro e Silvio Conceição Thomé; e o agente de políticas públicas Vinicius Felix da Silva.

A modernização da Plataforma faz parte das ações da SMSU para viabilizar iniciativa prevista pelo Programa de Metas 2022- 2024 da Cidade de São Paulo. O eixo São Paulo Segura e Bem Cuidada prevê metas executadas por SMSU, entre elas a ampliação do videomonitoramento realizado na capital “temos como meta chegar à captação de imagens de mais de 20 mil câmeras, espalhadas pela divisão territorial das Subprefeituras, através da modernização e ampliação do City Câmeras, um programa de sucesso na cidade desde 2017” disse Maria das Dores Alves, Chefe de Gabinete de SMSU.

As imagens disponibilizadas para a Plataforma City Câmeras são compartilhadas com a Central de Telecomunicações do Comando Geral da Guarda Civil Metropolitana. Demais órgãos de segurança pública também podem ter acesso ao videomonitoramento, ampliando a capacidade de atuação e resposta. A participação da população é parte importante do Programa, que permite a integração de câmeras particulares através de parcerias com o poder público, formando, assim, uma ampla rede.

O coordenador de Políticas Integradas e Parcerias, Marcel Bussolin Marques, explanou sobre a importância desta audiência “apresentamos uma solução inovadora que possibilita a integração de diversos serviços de nuvem (Multicloud) e, ao mesmo tempo, WMS (Video Management System), uma solução de videomonitoramento que une servidores e softwares, para gravação e gerenciamento de vídeo, gerando maior competitividade entre as empresas, além de possibilitar a integração de um número maior de câmeras públicas e privadas ao Programa”.

As contribuições enviadas durante a audiência serão sistematizadas, analisadas e servirão de subsídio para a construção do edital de contratação pública, obedecendo os parâmetros de transparência.