SMSU participa ativamente da 1ª Expo Internacional da Consciência Negra

O evento contou com a participação GCM, com equipes especializadas e o policiamento

Como referência ao Dia da Consciência Negra, a 1ª Edição da Expo Internacional da Consciência Negra foi realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi, entre 20 e 22 de novembro. A expo, com temática voltada para o combate ao racismo estrutural, trata-se de uma ação da municipalidade, integrando as Secretarias Municipais, Educação, Governo e Cultura, com a participação de Segurança Urbana.

O evento trouxe conferências, shows musicais, intervenções artísticas e stands de empreendedores culturais e, por meio de uma linha do tempo, com elementos educativos e lúdicos, revisitou a história da humanidade, das ciências e das inovações tecnológicas. Além de promover um resgate da história brasileira, ressaltou o protagonismo da população negra, destacando suas diversas lutas por emancipação, buscando levar os visitantes à reflexão e sensibilização sobre os impactos e permanências da herança escravocrata em nossa sociedade.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana marcou sua participação, com a colaboração do efetivo da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, presente em um stand, com equipes do Programa Guardiã Maria da Penha promovendo conscientização sobre a violência contra a mulher, e nos espaços da Expo, como Quilombinho, com equipes da Criança Sob a Nossa Guarda, e Empreendedorismo e Tecnologia, com equipes do Dronepol da SMSU. No hall principal, apresentações da Banda Musical e do Coral da GCM levaram música ao munícipe, trazendo novas conexões entre os agentes e a população.

O Efetivo Operacional garantiu a segurança durante todo o evento. Além das rondas externas, o policiamento nos Espaços e Alamedas do Pavilhão de Exposições do Anhembi assegurou a manutenção da ordem no local. O efetivo empregado no interior do evento foi organizado pelo Comando Operacional Norte e pela Superintendência de Ações Especiais.

O evento seguiu os protocolos sanitários de combate ao Covid-19 estabelecidos na Resolução Estadual nº166/2021, sendo obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação para as pessoas maiores de 12 anos. Crianças e pessoas com ciclo vacinal incompleto tiveram que apresentar resultados negativos de testes recentes.


Programas e ações da Guarda Civil Metropolitana: apresentações e contato com o público

Equipes da Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais (IDMAS), Divisão de Esportes e Cultura e da Divisão de Tecnologias Geoespaciais apresentaram ao público trabalhos da SMSU. O contato com o público reforça as bases comunitárias de atuação da GCM e o entendimento sobre as ações de segurança urbana.

Em stand fixo, agentes do Programa Guardiã Maria da Penha disponibilizaram informações e orientações sobre violência doméstica, rede de proteção e fiscalização de medidas protetivas de urgência. A movimentação no stand foi intensa, com empenho dos agentes em aproveitar o espaço para levar conscientização sobre o tema.
Para a Subinspetora Lenilda, que atuou no stand, a ação na Expo foi muito importante e trouxe reflexões sobre a vulnerabilidade da mulher negra “a participação do Guardiã Maria da Penha na 1ª Expo Internacional da Consciência Negra nos faz refletir e reforçar a nossa jornada no enfrentamento à violência doméstica, onde, infelizmente, as mulheres negras continuam em notório maior índice. Reiteramos aqui nosso compromisso diário em buscar a igualdade e violência zero as nossas mulheres. As equipes da Guardiã Maria da Penha e as Redes de Atendimentos são braços nesta luta, porque juntas somos muito mais fortes!”.

As equipes do Programa Criança Sob a Nossa Guarda realizaram apresentações no Espaço Quilombinho, área interativa destinada às crianças de três a 12 anos permeada pelas histórias dos grandes heróis negros que se destacaram na história do Brasil. Os agentes, que exercem trabalhos cotidianos com abordagem lúdica sobre temas sociais, nas escolas da Rede Municipal de Ensino apresentaram intervenções com fantoches.
Para o Subinspetor Wlamir, Coordenador do Programa, o evento trouxe uma oportunidade de interação com um público maior “se de cada 10 crianças 1 ou 2 aplicarem em suas vidas o que passamos em nossas apresentações, quer dizer que cumprimos o nosso papel com a sociedade”.

A Alameda Empreendedorismo e Tecnologia reuniu diversos stands e teve como principal objetivo demonstrar técnicas, estudos, pesquisas e sua aplicação no dia a dia, exaltando o protagonismo negro, também através de intervenções com menções a elementos históricos, como a robótica africana.
A equipe da Divisão de Tecnologias Geoespaciais esteve presente com os diversos tipos de drones que compõem o Dronepol. Os equipamentos causaram interesse nos visitantes e os agentes apresentaram as bases do Programa, que desenvolve importantes trabalhos na cidade “as pessoas chegam timidamente aqui no evento e nos perguntam o que fazemos. Utilizamos os drones para a realização de monitoramento aéreo, em locais de difícil acesso” disse o Classe Especial Marcelo, um dos técnicos da equipe. A utilização de imagens captadas pelo setor subsidia diversos trabalhos em segurança e colabora com investigações das demais forças policiais, com êxito nas ações “o público começa a entender a importância deste equipamento para sua própria segurança e do município”, completou.

Os agentes da GCM também colaboraram com os eventos apresentando talentos musicais. A Banda e o Coral da Guarda marcaram presença em shows no hall de entrada. Os conjuntos fazem parte da Divisão de Esportes e Cultura, responsável por sistematizar e incentivar iniciativas culturais e esportivas do efetivo.

Formada por um total de 30 músicos profissionais e maestro, a Banda da GCM é composta por instrumentos de percussão, sopro, cordas e piano elétrico. O repertório e pluralidade dos músicos é o grande diferencial. Na Expo, 15 integrantes participaram das apresentações.Para o Inspetor Davi Bastos, maestro da Banda da GCM, a participação no evento demonstrou a diversidade da própria GCM “nós mostramos que a Guarda é interracial, internacional e ela é, acima de tudo, extremamente humana, que quer unir os povos e nações”.