Cursos e Palestras passam a ser oferecidos e validados na SMSU

A novidade tem o objetivo de ampliar o conhecimento técnico-profissional e melhorar desempenho dos servidores


Novos cursos e palestras estão sendo oferecidos na sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana. Os programas dos cursos, validações e certificados partirão da própria pasta e fazem parte das diretrizes da gestão, que visam ampliar as opções de formação e aprimoramento dos servidores.

A qualificação continuada é fundamental para a evolução funcional, em especial aos guardas civis metropolitanos, que cumprem rotinas de aprimoramento profissional, como parte de seu plano de carreira. A oferta de cursos no prédio da SMSU busca, também, facilitar o acesso e a integração entre os agentes.

A primeira palestra foi realizada em 4/11, no auditório da Secretaria, reunindo servidores de todas as divisões da SMSU. Com carga horária de duas horas e foco no desenvolvimento de habilidades de liderança, foi apresentada a palestra Empowerment, cujo conceito em Administração de Empresas significa "descentralização de poderes". A aplicação cotidiana sugere maior participação dos servidores nas atividades, com autonomia de decisão e responsabilidades. Foram 41 inscritos e 40 participantes.

O primeiro curso foi iniciado em 05/11 e se encerra em 30/11, com carga horário de 32 horas. O tema é Desenvolvimento Gerencial com Foco em Liderança de Equipes, com foco desenvolver nos servidores uma capacitação voltada à intermediação de conflitos, à delegação de poder e melhora do compartilhamento de informações sobre o trabalho. Foram selecionados 31 servidores entre 65 inscritos.

Critérios de seleção foram estabelecidos para assegurar ampla participação e acesso dos servidores. O especialista de políticas Públicas Humberto Luis Braga Alves Mendes, responsável pelo projeto, explicou: "O critério da seleção para o curso levou em conta o perfil de líderes e foi ofertado para todas as hierarquias dentro da GCM e o resultado foi de um ambiente mais horizontal, onde todos são alunos".

Novos cursos estão previstos para o ano que vem, com início das atividades em fevereiro. Entre eles, a palestra Comunicação Assertiva e o curso Liderança em Cultura de Alta Performance, com carga horária de 16 horas. A abertura de inscrições será amplamente publicizada pelos canais de comunicação da SMSU.