Agentes da GCM atuam em emergência

Primeiros socorros são substanciais para salvar vidas

Uma guarnição da Inspetoria de Operações Especiais (IOPE) foi acionada durante o atendimento de ocorrência, nesta quarta-feira (03), no Centro de São Paulo. Os munícipes informaram aos agentes que havia uma criança engasgada e os guardas se direcionaram para o atendimento. No local, encontraram uma mobilização de pessoas e uma bebê, asfixiada por líquido de refluxo, após convulsões. 

A GCM 2ª Classe Ávila realizou manobras na criança, forçando a desobstrução das vias aéreas, fazendo- a voltar a respirar. Imediatamente, mãe e filha foram levadas ao Pronto-Socorro Barra Funda, onde ela permaneceu sob cuidados médicos.

O treinamento de agentes de segurança urbana para este tipo de atuação é fundamental, especialmente pela presença dos GCMs no policiamento preventivo e nas comunidades. O SI Edinei, encarregado pela guarnição, participou do salvamento. GCM há 28 anos, ele afirmou que foi a primeira vez que participou de uma ação como esta “a experiência foi emocionante, pois salvar uma pessoinha tão inocente... Não tem como não chegar às lágrimas”.

O atendimento em emergências pode salvar vidas. Para qualificar a atuação dos guardas civis metropolitanos na Cidade de São Paulo, a Academia de Formação em Segurança Urbana oferece o curso Emergências Médicas, como parte do Módulo de Funções Técnicas e Procedimentais da Guarda Civil Metropolitana.

Os agentes são instruídos para atuar em emergências, acompanhando vítimas até a ação dos profissionais especializados ou, ainda, realizando intervenções emergenciais, nas mais diversas situações. A capacitação inclui avaliação geral e tomada de decisão, com Suporte Básico de Vida; cuidados em situações de hemorragia e choques; traumas e parto de emergência e procedimentos práticos para reanimações cardiopulmonares, paradas respiratórias, engasgamentos, convulsões e desmaios.