Defesa Civil da Cidade de São Paulo participa da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento

O Webinário está sendo apresentado na Câmara Municipal de forma online

A geóloga Camila Duelis Viana da Coordenaria Municipal de Defesa Civil da Secretaria Municipal de Segurança Urbana apresentou na terça-feira (19), os trabalhos desenvolvidos pelo departamento de prevenção da COMDEC, para a gestão de risco e desastres no município.

"As atividades que estamos desenvolvendo, abrange as áreas de risco geológico, hidrológico e tecnológico. Nós mapeamos mais de 17km², revisitamos áreas que foram trabalhadas em 2010, sugerindo às 28 das 30 Subprefeituras, ações para mitigar os riscos que envolve também, além de enchentes e solapamentos, vistorias em moradias construídas próximas a dutos da Transpetro e da Comgás", disse Camila.

Segundo a especialista, o resultado positivo foi graças a ampliação da contratação do corpo técnico da COMDEC, ampliando o mapeamento de novas áreas vulneráveis, subindo de 407 em 2010 para 489 em 2020. Camila também destacou o prêmio recebido este ano, pela COMDEC, de Boas Práticas em Ações de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, no eixo temático Planos de Contingência.

O trabalho da Defesa Civil da Cidade de São Paulo tem se destacado nas ações relacionadas à Gestão de Riscos e Desastres, e o webinário é mais um esforço neste sentido, reunindo especialistas e representantes da sociedade civil, como as Instituições Públicas de Pesquisa, para tratar do tema , pois fornecem suporte tecnológico para a proposição e melhorias da qualidade de vida do povo paulistano, bem como o desenvolvimento sustentável de nossa cidade,  reforçando sua função estratégica, voltada à formatação e execução de políticas públicas.

O webinário Ciência, a Tecnologia e a Inovação discutirá até dia 22, diversos temas para tornar a cidade e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, conforme prevê os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda mundial, adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos pelos países integrantes até 2030.

As ações do Município seguem o Estatuto da Cidade, o Estatuto da Metrópole, da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDC, dos Planos Diretores Estratégicos Municipais – PDEs e do Marco de Ação de Sendai 2015 (Japão), definido na Assembléia do Escritório de Redução de Riscos de Desastres – UNDRR da ONU. As diretrizes seguem as políticas públicas voltadas à população e o significado do “viver seguro” e com qualidade de vida.

A Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, acontece entre os dias 19 e 22 de outubro de 2021, na Câmara Municipal de São Paulo, como previsto na Lei no. 14.555/2007.

Acompanhe até dia 22 , o link https://www.youtube.com/watch?v=2Syt0_zl4wg


A Semana de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento. Mesa: Gestão de Riscos e Desastres está sendo coordenada pelo Geólogo da PMSP Ronaldo Malheiros Figueira, Sindicato dos Geólogos de São Paulo – SIGESP - Federação Brasileira de Geólogos – FEBRAGEO, Ros Mari Zenha - Pesquisadora do IPT e Presidenta da Associação dos Trabalhadores do IPT (Assipt);Addolorata Colariccio -Pesquisadora do Instituto Biológico – Associação dos Pesquisadores Científicos de São Paulo (ApqC);José Luiz Albuquerque Filho - Pesquisador do IPT – Sindicato dos Geólogos de São Paulo (Sigesp) – Associação dos Trabalhadores do IPT (Assipt) e Patricia Clissa - Pesquisadora do Instituto Butanta, e participação de Eduardo Soares de Macedo - Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) e o Professor Fernando Rocha Nogueira - Laboratório de Gestão de Riscos (LabGRis) – Universidade Federal do ABC.