Dinâmica Presencial de consultas do PSUM reúne agentes de segurança

Os eventos, realizados nos territórios, permitiram amplo debate de iniciativas

 A fase de consultas internas do Plano de Segurança Urbana Municipal ocorreu nesta quinta-feira (14), de forma descentralizada, em dois horários, utilizando a divisão territorial dos Comandos Operacionais da Guarda Civil Metropolitana para organizar e mensurar os debates. Representantes das unidades operacionais de segurança urbana reuniram-se nos Comandos Operacionais. A participação de cada um dos plantões permitiu que os integrantes pudessem conversar entre si, sendo portadores e multiplicadores das construções coletivas.
Esta dimensão de participação e articulação é extremamente importante para esse contexto. A Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social e a criação do Sistema Único de Segurança Pública (Lei nº 13.675/2018) trouxeram diretrizes claras sobre a participação dos municípios, estados e da federação na execução e planejamento, conforme suas competências. A elaboração do PSUM de São Paulo, uma das maiores e mais complexas cidades do mundo, é, certamente, um marco. A participação dos agentes nessa elaboração é fundamental.
Os debates foram realizados com foco nas iniciativas de cada um dos cincos eixos do PSUM, à luz dos quatro objetivos norteadores. Em cada um dos locais, os participantes foram divididos em grupos menores, aprofundando os debates e registrando os resultados em formulário próprio. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana destacou facilitadores, para auxiliar no processo e registro dos trabalhos:

  • Secretaria Municipal de Segurança Urbana: Sandra Conceição de Oliveira, assessora técnica de gabinete, IS Chabaribery e Helenir Sales, assessora da secretária;
  • Oficiais: secretário adjunto, Dalmo Luiz Coelho Álamo;
  • Comando Geral e Inspetorias Especializadas: Regina Carla Inocêncio Andrade de Souza, coordenadora de CTLI, e Mari Freitas, fotógrafa da AIC;
  • Comando Operacional Leste: Debora Felix Mantovani, diretora de DCC, e Cris Costa, diretora de AIC;
  • Comandos Operacionais Norte e Centro: Paula Priscila de Castro, chefe de AT, IS Chabaribery (durante consulta da tarde) e Ivonete Pereira, jornalista de AIC;
  • Comando Operacional 4: Angélica Regina Rocha, diretora de DAP, IS Previato e Patrícia Martins, jornalista de AIC;
  • Comando Operacional 5: Maria das Dores de Oliveira, chefe de gabinete, e Silvana Cabral, assessora de AIC.

Os trabalhos foram iniciados e direcionados por live, presidida pela secretária municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza. A apresentação técnica ficou a cargo de Vinicius Felix, agente de políticas públicas de SMSU, que indicou, também, o formato das consultas.
A importância do PSUM e da colaboração dos agentes foi ressaltada: "Quero que cada um se sinta integrado, seja parte da construção de um novo olhar para a segurança da Cidade de São Paulo para os próximos dez anos. Esta é a primeira etapa, que contará ainda com a articulação de outros atores para a construção coletiva, a ser efetivada pelo poder público, agentes municipais e munícipes", disse a secretária.
A participação do efetivo foi ampla, diversa e muito qualificada, com 220 agentes debatendo as iniciativas e registrando suas conclusões de grupo. Para o 3ª Classe Ederson Sanches (COP3), na Instituição há três anos, esta consulta com os agentes "é muito importante porque mostra a democratização do processo de segurança da maior cidade do país". O Inspetor de Divisão Ivair Antonio Cantelli de Oliveira também ressaltou a importância do evento "Esta participação do agente é excelente porque está ouvindo quem faz a segurança da cidade. O agente e o poder público podem melhorar e aperfeiçoar a proteção ao cidadão. É inovador".
Os formulários de registro das Dinâmicas foram abertos especificamente para a documentação dos trabalhos, validadas ao final do evento, com a leitura dos resultados ao vivo.
A continuidade do processo de participação dos agentes e sociedade civil ligada à segurança urbana está garantida através do Formulário Geral, disponível até 27/10.