A importância dos Planos de Contingência

As ações de caráter preventivo têm como finalidade diminuir os impactos de eventos de emergência

Instituída por Lei Federal a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, regulamentou os planos de contingência com o objetivo de monitorar, adotar medidas de prevenção e reduzir desastres. Os PLANCONs são elaborados com base em estudos de mapeamento e hipótese de desastres.

Com base nos documentos são realizadas regularmente exercícios simulados e planejamento de ações de resposta e tomadas de decisões em caso de eventos extremos, como alerta, alarme de socorro, auxílio às pessoas e reabilitação dos cenários envolvidos.

Até setembro deste ano, as Divisões de Defesa Civil em conjunto com a Divisão de Prevenção, concluíram 451 planos de contingências para as 32 subprefeituras da Cidade de São Paulo. Nos trabalhos de campo são sugeridas ações para mitigar os danos nos territórios das subprefeituras, como por exemplo, obras e melhorias em córregos que alagam, incentivar a educação com desenvolvimento de atividades de educação ambiental nas escolas.

Plano de Contingência da Cidade de São Paulo para áreas de risco

Um outro estudo importante para a Cidade de São Paulo, está sendo elaborado pela Coordenação Municipal de Defesa Civil, por meio da Divisão de Prevenção, o plano de contingência de áreas de risco do município, catalogou 409 regiões vulneráveis com risco de deslizamento de encosta e de solapamento de margem de córrego.

No ano passado, a Coordenadoria de Defesa Civil entregou aos prefeitos de 28 Subprefeituras, o resultado do trabalho com avaliações e orientações para ações nestes territórios das Subprefeituras.