Balanço final do Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas 2021

A ação, finalizada ontem (30), realizou 18 mil abordagens

A ação intersecretarial de enfrentamento ao impacto da queda de temperaturas na Cidade de São Paulo, condensada através do Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas, foi encerrada ontem (30). A atuação teve como foco pessoas em situação de rua, ampliando as abordagens sociais para oferta de abrigo e cobertores, minimizando os efeitos do frio nos territórios das 32 Subprefeituras.
Excepcionalmente entre os dias 28 /7 e 2/8, onde as temperaturas chegaram a atingir zero graus, as ações de acolhimento foram intensificadas, com abordagem em terminais rodoviários da cidade e montagem de cinco tendas nas Praças da Sé, Princesa Izabel, Salim Farah Maluf e Miguel Dell'Erba e no Largo da Concórdia, com distribuição de sopas, bebidas quentes, pães, água, cobertores, máscaras e agasalhos. Para transportar as pessoas que aceitavam acolhimento, foram disponibilizados ônibus em horários estendidos.
O Plano também atendeu às comunidades indígenas, localizadas no extremo sul, onde as temperaturas mais frias de São Paulo, com distribuição de cobertores às comunidades indígenas Tenondé Porã e Yrexarã, pela equipe da Defesa Civil de Parelheiros.
No total, os agentes da Defesa Civil realizaram 18 mil abordagens, com 101 pessoas aceitando o direcionamento a abrigos. Foram distribuídos 21.380 cobertores, nas ações em todas as regiões da cidade.

Estados de Criticidade
Este ano, a COMDEC teve a atribuição de decretar os estados de criticidade (observação, atenção e alerta) com base nas informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). Quando a temperatura ou a sensação térmica atingiram 13 graus ou abaixo, as Equipes de Resposta da Defesa Civil saíam as ruas, levando uma palavra amiga e levando carinho, oferecendo acolhimentos aos moradores em situação de rua na rede socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social ou cobertores.