Readequação da Inspetoria de Divisão Sé da Guarda Civil Metropolitana

Modernização da sede e adaptações fazem parte das melhorias

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, em conjunto com a Superintendência de Planejamento (SUPLAN), está realizando, desde o início deste ano, uma série de visitas e vistorias técnicas, em algumas Unidades da Guarda Civil Metropolitana, que mais precisam de readequações e reparos em suas estruturas.

A Inspetoria de Divisão Sé foi criada em 26/04/1986 e está instalada desde 1998 em seu endereço atual, na Avenida do Estado, 680, região do Bom Retiro. Com um efetivo de 359 guardas, atende a população da região Central, que compreende os distritos Sé, Glicério, Brás, Liberdade e parte do distrito da Mooca.

O projeto de readequação da Unidade da Sé teve seu início em março 2021. Foram cerca de cinco meses de adaptações necessárias para melhoria geral do estado de conservação da unidade, uma sede própria transferida à SMSU em março de 2019. A unidade conta com 11 salas, auditório para 80 pessoas, vestiários masculino e feminino, estrutura básica com banheiros com área molhada, alojamentos, cozinha, refeitório e armaria, além de estacionamento externo para 20 viaturas e estacionamento privativo. O investimento total é de R$ 666.075,99, de recursos próprios.

Segundo o Subinspetor e engenheiro Willian Diniz Nascimento, um dos responsáveis pelo projeto, a readequação viabilizou ajustes e melhorias amplas, como “rede elétrica trocada, com circuitos novos, tomadas, luminárias, divisórias substituídas por novas, com novo layout adequado e planejado. Toda a rede lógica foi instalada com equipamentos novos e modernos, a fachada restaurada, edificação com pintura nova, problemas de vazamentos e infiltrações foram sanados, o piso do vestiário reestruturado, propiciando maior conforto e segurança ao efetivo”.

A unidade está aberta ao público a partir desta quarta-feira (29). Durante evento de entrega, a secretária de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza, enfatizou a importância da conquista “tínhamos uma unidade que demandava adequação havia mais de dez anos. A entrega desse desta Unidade é um marco, uma meta”. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, lembrou a importância do trabalho da Guarda Civil Metropolitana para a segurança da cidade e melhoria dos índices gerais “é muito importante que a gente dê à população uma demonstração de segurança”.

O efetivo da GCM atua no atendimento aos programas estabelecidos pela SMSU, visando o combate à desordem urbana; promovendo a proteção escolar; controle do espaço público; em especial a fiscalização do comércio informal e irregular nas vias e logradouro públicos. Atua, também, na proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco, orientando-as e encaminhando aos serviços necessários; apoiando as ações sociais; eventos realizados ou patrocinados pelo governo municipal, na proteção de agentes públicos e do patrimônio público municipal.