Canil da GCM retoma ações de Cinoterapia no HSPM

Intervenção Assistida por Animais é auxiliar em tratamentos médicos

Uma parceria entre as Secretarias Municipais de Segurança Urbana e Saúde viabiliza o auxílio de animais em tratamentos hospitalares. Desde 2018, a Inspetoria do Canil da Guarda Civil Metropolitana atua com cães terapeutas no atendimento de pacientes do Hospital do Servidor Público Municipal.

O projeto, suspenso durante as fases mais intensas da pandemia, será retomado a partir de terça-feira (28). Um evento comemorativo, com apresentação do Coral da GCM, marca a retomada dos trabalhos terapêuticos direcionados aos pacientes da Geriatria.

Para a Coordenadora Geral de Geriatria, do Hospital do Servidor Público Municipal, Dra. Renata Salles, “a inauguração do Setor de Geriatria do HSPM, com a retomada de atividades da Inspetoria do Canil da Guarda Civil Metropolitana, e utilização da Cinoterapia para evolução nos tratamentos dos nossos pacientes, e um marco para toda equipe médica”.

O treinamento faz parte do cotidiano do Canil. Hoje, seis cães e seus condutores desenvolvem o trabalho social: as duplas Saroo e 2ªCL Marina; Rana e 2ªCL Danusa; Zara e CE Rosangela; Max e CE Cleia; Roma e CE Vagner e Balder e SI Patrícia. Os GCMs são formados em cursos de Intervenção Assistida por Animais, estão sempre se aprimorando e multiplicando conhecimentos entre o efetivo da Inspetoria.

As raças Labrador e Border Collie costumam ser mais utilizadas para este tipo de trabalho, mas as aptidões do cão são consideradas no início do treinamento: “quando estudamos a etimologia, aprendemos que cada cão tem um perfil. Para Cineroterapia, eles precisam ser sociáveis e gostar de pessoas”, explicou a CE Rosângela, uma das especialistas do Canil. Os animais também passam por treinamento de Obediência Básica e pelo teste C-Barq, como parte do protocolo internacional de atuação.

Além dos treinamentos específicos, os cães recebem atenção preventiva de saúde, treinamentos físicos e adaptações para a rotina. Parcerias com o Centro de Controle de Zoonoses e Hospital Veterinário da USP asseguram o acompanhamento veterinário dos cães.

Sobre a Cinoterapia

A Intervenção Assistida por Animais é uma metodologia terapêutica, auxiliar aos tratamentos médicos. A inclusão de animais em terapias foi experimentada em tratamentos diversos. Nos anos 50, a Doutora Nise da Silveira inseriu o contato com animais no tratamento de pacientes psiquiátricos.

Com a popularização da prática, associações e estudiosos de diversos países passaram a se reunir e impulsionar a regulamentação metodológica. Nos anos 90, o surgimento da International Association of Human-Animal Interaction Organizations (IAHAIO, Associação Internacional da Interação Humano-Animal Organização) centralizou as iniciativas e, em 2014, os países aderiram a um protocolo internacional, o White Paper, que tem como objetivo garantir a saúde e o bem-estar das pessoas e animais envolvidos.

A Cinoterapia traz benefícios físicos, mentais, educacionais e fisiológicos aos pacientes. Através da interação com os animais ocorre a mobilização precoce do paciente, facilitando sua saída do leito, em estágios diversos de locomoção, com uso de cadeiras de rodas, andadores ou com apoio de pessoas; aumento da comunicação verbal e não verbal entre os pacientes e os membros da equipe médica; melhoria da capacidade de concentração e atenção; encorajamento do contato social e das atividades de lazer; aumenta da autoestima; combate à solidão, à ansiedade e à depressão dos pacientes, entre outros efeitos.

Inspetoria do Canil da Guarda Civil Metropolitana

A atuação com cães foi iniciada de forma pontual logo nos primeiros anos da GCM, através do efetivo da Inspetoria do Campo Limpo. A Inspetoria do Canil da Guarda Civil Metropolitana foi formalmente criada por meio do Decreto Municipal nº 39.636, de 21/07/2000, e suas atividades foram regulamentadas pela Portaria nº 002/GCM, de 12/08/2005.
Parte da Superintendência de Ações Especializadas, a Inspetoria tem efetivo de 54 guardas e 24 cães de diversas raças, que juntos desenvolvem importantes trabalhos policiais, em apoio às operações da Polícia Civil e Defesa Civil, e terapêuticos, estabelecidos com hospitais, escolas e demais equipamentos.