Guarda Civil Metropolitana de São Paulo completa 35 anos

Ao longo dos anos a instituição tornou-se muito mais que ‘Amiga, protetora e aliada’ para os munícipes da capital, em especial neste período de pandemia

A Guarda Civil Metropolitana foi criada em 1986, na gestão do prefeito Jânio da Silva Quadros, através da Lei Municipal Nº 10.115, de 15 de setembro daquele mesmo ano. A primeira turma, composta por cento e cinquenta agentes, se reunia no prédio onde hoje funciona o Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), uma vez que o comando da corporação não tinha sede própria. Neste local, os guardas recebiam as ordens do dia e seguiam para seus postos de trabalho, a pé ou de ônibus. Eles trabalhavam em grupos de apenas cinco homens, pois o número de armas não era suficiente para atender o efetivo. As armas eram emprestadas do Exército Brasileiro.

O primeiro curso de aperfeiçoamento operacional dos agentes da Guarda Civil Metropolitana durou trinta dias. Eles recebiam orientações teóricas e práticas, ligadas às suas atividades do dia-a-dia, como, por exemplo, educação física e comunicação em rádio. Quanto à graduação, os cargos evoluíam da seguinte forma: GCM (Guarda Civil Metropolitano); CE (Classe Especial), CD (Classe Distinta); Segundo Inspetor e Primeiro Inspetor. Os demais cargos eram de confiança: Inspetor Chefe Regional, Inspetor Chefe de Agrupamento e Inspetor Chefe Superintendente.

A Guarda Civil Metropolitana foi criada com estrutura de carreira e, ao longo do exercício cotidiano das funções, fundamentou sua atuação comunitária, próxima ao cidadão, construindo programas prioritários conforme as especificidades e demandas vivenciadas, além de institucionalizar as atividades com a criação de inspetorias e efetivos especializados, baseados nos programas prioritários.

As principais atividades são: Proteção Escolar, Controle do Espaço Público, Proteção ao Agente Público e ao Patrimônio Municipal, Proteção Ambiental e Proteção de Pessoas em Situação de Risco.

Com o crescimento ao longo dos anos e a ratificação das atuações, a corporação conta agora com 5 Comandos Operacionais que centralizam as divisões territoriais; 31 Inspetorias de Divisão responsáveis pelos territórios; 5 Inspetorias Técnicas, Inspetoria da Câmara Municipal de São Paulo – ICAM, Inspetoria de Operações Especiais – IOPE, Inspetoria de Ações Integradas – IAI, Inspetoria de Apoio com Motocicleta - IAMO; Inspetoria da Mulher e Ações Sociais – IDMAS e Inspetoria do Canil – Canil; 4 Inspetorias Ambientais, IRDAM Capivari-Monos, IRDAM Carmo, IRDAM Anhanguera e IRDAM Ibirapuera; e 1 Base de Defesa Ambiental. O efetivo, que forma a maior Guarda Municipal do Brasil, é de mais de 5900 homens.

A GCM se tornou referência na atuação nos programas e também na formação de seus agentes e técnicas de policiamento comunitário e preventivo. Hoje, a Academia de Formação em Segurança Urbana prepara todos os agentes do efetivo permanentemente e também recebe outras forças policiais para capacitação.

Na cerimônia realizada hoje (15), na AFSU, o Prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, afirmou “ser um aliado, protetor e amigo da GCM, enfatizando a importância de estarmos todos juntos no fortalecimento da Instituição”.

A secretária de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza, citou que a emoção de estar nessa academia é a mesma de 35 anos atrás e que a Guarda Civil Metropolitana trabalha incansavelmente aonde quer que esteja.