Alistamento militar fora do prazo: como proceder

A falta de documentos pode causar diversos transtornos


Os jovens que perderam o prazo de inscrição e ainda não realizaram o alistamento militar precisam agendar o atendimento presencial na Juntas da sua região, e comparecer ao local portando os documentos pessoais. O atraso na inscrição gera uma multa que pode ser paga no ato do alistamento.

 Neste ano, 71.644 alistamentos foram realizados na Cidade de São Paulo, o número de inscrições caiu, no ano de 2020, 75.723 homens realizaram o alistamento em São Paulo. Dos inscritos em 2021, 21.901, se alistaram após o prazo estipulado, sendo que 901 jovens perderam o prazo do alistamento militar.

 O alistamento militar é obrigatório para jovens de 18 anos, as Juntas do Serviço Militar é responsável por realizar este trabalho nas 22 unidades distribuídas pelo Município de São Paulo.

 Anualmente o processo de alistamento é aberto no primeiro dia do ano, e se estende até 30 de junho. Devido a pandemia de Covid – 19, o atendimento presencial foi suspenso até julho deste ano, e o prazo de inscrição foi prorrogado até 31 de agosto.

   O que acontecerá se o jovem não se alistar:

 Além da multa, quem não se alista dentro do prazo estará em débito com o Serviço Militar e não poderá:

 Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;

Ingressar como funcionário, empregado ou associado em - instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;

Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;

Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;

Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;

Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;

Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e

Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

Todas as unidades das Juntas estão atendendo com base nos protocolos de segurança para evitar a propagação do coronavírus, para ser atendido o nome do munícipe precisa constar na lista de agendamento.

 Para maiores informações sobre alistamento militar fora do prazo, e esclarecer possíveis dúvidas, acessar o portal de atendimento 156.