Secretária Municipal de Segurança Urbana, recebe prêmio da Embaixada e Consulado dos Estados Unidos


O prêmio Brazilian Women Making a Difference (Mulheres Brasileiras que Fazem a Diferença) é direcionado às mulheres que causaram impacto positivo, servindo como inspiração na sociedade, com influência em pautas que abrangem economia, meio ambiente, inclusão, direitos humanos, religião, entre outras. Em março deste ano, a Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos anunciaram os nomes das sete mulheres brasileiras que se destacaram em sua área de atuação, em temáticas que chamaram atenção no cenário brasileiro.


O embaixador dos EUA para o Brasil, Todd Chapman, ressaltou a importância de reconhecer as contribuições “dessas mulheres excepcionais cujas ideias, trabalho duro e inovações estão fazendo a diferença no Brasil e mesmo enfrentando desafios, seja na pesquisa, no trabalho para tornar as comunidades mais seguras, no combate à violência de gênero ou na proteção dos direitos, elas perseveraram, superaram e servem de inspiração”.


Elza Paulina de Souza foi uma das mulheres selecionadas. Primeira mulher a ocupar o cargo de Secretária Municipal de Segurança Urbana e de Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana, formada em Fisioterapia e Filosofia, atuou ao longo de sua carreira como coordenadora nos diversos programas da SMSU. Seu papel atuante no combate ao enfrentamento de violência contra a mulher foi fortalecido com as articulações realizadas no exercício dos cargos de coordenação e com o fortalecimento do Programa Guardiã Maria da Penha.


O Programa visa oferecer proteção às mulheres vítimas de violência doméstica indicadas pelo Ministério Público, com medidas protetivas garantidas pela Lei Maria da Penha. No âmbito do Programa, a GCM atua através de acolhimento humanizado e escuta ativa, além de realizar rondas e visitas às vítimas em situação de violência doméstica, policiamento em abrigos sigilosos e encaminhamentos das vítimas a outros serviços da Rede de Proteção.


Desde sua criação, em 2014, o Programa já atendeu 2979 mulheres e realizou mais de 92 mil visitas. Durante o período mais crítico da pandemia e das medidas de isolamento social na cidade, as visitas do Programa Guardiã Maria da Penha foram reforçadas. As médias de visitas mensais chegaram a um número 106,3% maior do as registradas no mês imediatamente anterior ao início da pandemia no Brasil. O número de mulheres assistidas também aumentou.


À frente da SMSU, a secretária Elza Paulina de Souza encabeça estratégias para o aumento de atendimento de mulheres vítimas de violência com medidas protetivas, meta inclusa no Plano Municipal de Metas 2021-2024. Além do prêmio Brazilian Women Making a Difference, foi condecorada com Medalha de Honra ao Mérito, Prêmio Instituto Avon VIVA da Revista Marie Claire na Categoria Segurança e o Título de Cidadã Paulistana, na Câmara Municipal de São Paulo. “Ser mulher numa instituição majoritariamente masculina é sempre complicado, mas nos impomos pela competência e seriedade. Está claro para grande parte da sociedade que as mulheres também podem se destacar em cargos de liderança, fazer boa gestão em qualquer campo profissional, mas ainda há desequilíbrio nessas relações e temos que continuar avançando”, afirmou a secretária.

Na cerimônia realizada nesta quarta-feira (25), na SMSU, o Cônsul Geral dos Estados Unidos em São Paulo, David Hodge, entregou o certificado à Secretária, na presença do Prefeito, Ricardo Nunes, da Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy e do Comandante Geral da GCM, Inspetor Superintendente Agapito Marques e da equipe de SMSU.