Defesa Civil realiza avaliação técnica preventiva na Cinemateca Brasileira

Capacidade de resposta em situações de risco consumado

A Coordenação Municipal de Defesa Civil, em conjunto com a Subprefeitura da Vila Mariana, realizou avaliação técnica preventiva no prédio da Cinemateca da Vila Mariana. A avaliação, realizada para identificar as estruturas de resposta às situações de risco consumado, é parte das iniciativas municipais após o incêndio no galpão da Cinemateca, localizado na Vila Leopoldina.


A visita ao equipamento federal contou com a presença do Secretário Especial Adjunto da Cultura, Hélio Ferraz de Oliveira. Foram identificados e verificados os equipamentos e capacidade de combate a incêndios; as condições gerais do prédio e suas áreas específicas, como depósitos, laboratórios e espaços técnicos; a área externa, que reúne obras de arte e a área tombada pelo Patrimônio Histórico.De acordo com o Coordenador da Defesa Civil Municipal, Rubens Trapiá, os equipamentos de combate a incêndios estão adequados às normas, os bombeiros civis, presentes no local, estão preparados para eventualidades e não foram visualizados danos estruturais.

Galpão da Cinemateca
O galpão da Cinemateca foi atingido por um incêndio na noite de 29 de julho. A Defesa Civil foi acionada na ocasião e articulou as ações de resposta. Os agentes, em conjunto com os engenheiros da Subprefeitura da Lapa, optaram pela interdição total do galpão.

Atuação da Defesa Civil
A Coordenação Municipal de Defesa Civil é responsável pela execução da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. A PNPDEC tem como objetivo promover a defesa contra desastres naturais e antrópicos, sendo assim, é de responsabilidade da COMDEC realizar avaliações de danos e prejuízos de áreas atingidas por calamidades. O órgão também realiza avalições que podem resultar em interdições cautelares em edificações; áreas de risco em decorrência de incêndios; ruínas; colapsos estruturais e movimentação de solo (escorregamento, solapamento em margem de córrego). Até agosto deste ano, houve 182 autos de interdição.

Organização
A COMDEC passou por uma reorganização, no ano de 2006. Suas atribuições foram ampliadas e passou a estabelecer as políticas e diretrizes de Defesa Civil em todas as suas fases (preventiva, apoio assistencial e recuperativas), tendo como base a metodologia do Sistema de Comando e Operações em Emergência – SICOE.

Desde 2006, a Coordenação Municipal de Defesa Civil passou a operar em quatro divisões:

Divisão de Operações (DOP)
Integrado ao Centro de Controle Integrado 24 Horas da Cidade de São Paulo (CCOI) é responsável por comunicar sobre as ocorrências no município de São Paulo e solicitar providências dos órgãos municipais responsáveis.

Divisão de Prevenção (DPREV)
Responsável pelo planejamento o desenvolvimento dos programas de gestão de riscos ambientais e de mobilização comunitária.

Divisão de Resposta (DRESP)
Atua nas ações relacionadas a socorro e assistência em situações de desastre.

Divisões de Defesa Civil (DDEC)
Executam diretrizes e medidas de prevenção nas 32 Subprefeituras.