Agentes da COMDEC e da Guarda Civil Metropolitana integram Operação Baixas Temperaturas

A ação prevê abordagem e oferta de acolhimento à população em situação de rua

 A Operação Baixas Temperaturas prevê articulação intersecretarial para o enfrentamento dos riscos causados pela queda de temperatura na cidade. A ação envolve as Secretarias Municipais de Segurança Urbana; Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS); Direitos Humanos e Cidadania; Saúde e Subprefeituras.
O Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas, 2021, foi instituído pela Portaria 612, de 29 de abril de 2021.


Durante o período de vigência, de 30 de abril a 30 de setembro, os agentes de segurança urbana auxiliam a busca ativa e abordagem da população em situação de rua da cidade, percorrendo áreas estratégias em todas as regiões, durante o período noturno.

Cabe à Coordenação Municipal de Defesa Civil (COMDEC), ao ser informada pelo Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo - CGE, sobre a previsão de temperatura mínima igual ou inferior a 13ºC, a decretação dos estados de criticidade, e informar os envolvidos na implantação do Plano, de acordo com os seguintes critérios:

a) Estado de Observação – todo o período de vigência do Plano;
b) Estado de Atenção – quando as temperaturas tenderem a atingir 13ºC;
c) Estado de Alerta – quando as temperaturas atingirem 10ºC

Os agentes de segurança urbana (Defesa Civil da Cidade de São Paulo e Guardas Civis Metropolitanos), além de apoiar
amplamente os serviços de abordagem, executados pela SMADS e saúde, auxiliam também na distribuição de cobertores aos moradores em situação de vulnerabilidade, assegurando proteção às pessoas que optam pela permanência nos locais onde foram abordados. Desde o começo do Plano, os servidores da Defesa Civil realizaram 10038 abordagens, 57 acolhimentos aos abrigos da SMADS e distribuíram 7729 cobertores.

Abordagem afetiva e cuidadosa
Segundo o diretor de Defesa Civil de de Pirituba/Jaraguá, responsável pela coordenação das equipes de resposta da região, primeiro é feita a abordagem de forma afetiva e cuidadosa. "Conversamos um pouco com as pessoas, perguntamos nome, ouvimos um pouco da sua história e oferecemos a remoção para um abrigo. Estamos próximo da Cantareira, e chegamos a atingir em algumas noites, menos 2, 3 graus centígrados em relação a outros pontos da cidade. Bem frio",
disse o diretor.


Ajude!
Ao identificar uma pessoa em situação de rua, acione o serviço de abordagem social por meio da Central SP 156, 199 da Defesa Civil e o 153 da GCM. É importante informar o local que a pessoa está, a numeração próxima e o bairro.