Secretaria Municipal de Segurança Urbana investe em novos equipamentos para Guarda Civil Metropolitana

Embarcações e drones serão utilizados para ações da Inspetoria de Defesa Ambiental e demais unidades de SMSU

entrega de novos barcos e drones para a Guarda Civil Metropolitana reforça ações de Defesa Ambiental na capital. Os equipamentos, empregados nas ações da Divisão de Defesa e Vigilância Ambiental – DDVA, poderão colaborar para o monitoramento de áreas ambientais, mananciais e biodiversidade da cidade.

O reforço nos equipamentos náuticos possibilita maior efetividade na atuação nas represas Guarapiranga e Billings, localizadas nos territórios de pontos de atenção mais sensíveis às invasões localizadas nas subprefeituras Capela do Socorro, M’Boi Mirim, Parelheiros, Cidade Ademar, e no apoio às ações das Secretarias Municipais do Verde e Meio Ambiente, Subprefeituras, Habitação, entre outras. A partir desta quarta-feira (16), três novos barcos infláveis, marca Zefir, modelo G 500 GII, fabricado em Neoprene e Hypalon, foram incorporados aos equipamentos do Destacamento da Náutica. Em média, segundo as especificações técnicas, a embarcação suporta até cinco pessoas.

As embarcações são utilizadas na realização de rondas pelas represas, direcionadas à proteção dos mananciais; fiscalização do descarte irregular de resíduos; fiscalização de condutores de embarcações sem permissão; educação ambiental e apoio aos banhistas e praticantes de esportes náuticos nas 18 praias da região. O policiamento preventivo com barcos reduz o número de infrações, evita acidentes e previne crimes ambientais.

A atuação da GCM na área também conta com o apoio de aeronaves não tripuladas, os drones, que auxiliam no monitoramento e na identificação de infrações no território. A entrega de novos drones obedece ao plano de descentralização do Dronepol, direcionando novos equipamentos direto para as inspetorias e órgãos. Os operadores dos equipamentos já estão capacitados, por meio do curso Operação dos Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas, realizado pela Divisão de Tecnologia Geoespaciais, em conjunto com a EMASP e Academia de Formação em Segurança Urbana.

Seis novos drones passarão a operar pela GCM na Inspetoria Regional de Defesa Ambiental Cantareira; Comandos Norte, Sul, Leste e Oeste e na Coordenação Municipal de Defesa Civil. Com os novos equipamentos, a frota de drones passará a ser de 12 aeronaves não tripuladas, reforçando as ações de monitoramento de segurança urbana; identificação e monitoramento de áreas de risco e áreas de proteção ambiental da cidade e monitoramento de áreas inseridas em Programas multidisciplinares, subsidiando a produção de índices, dados, estudos e planejamento.

Além dos trabalhos voltados à Segurança Urbana, o Dronepol apoia ações das Secretarias Municipais do Verde e Meio Ambiente, Saúde, Cultura e Subprefeituras, monitorando áreas de preservação ambiental e parques naturais; ocupações irregulares e degradação do Meio Ambiente; localização e combate de arboviroses; acompanhamento de grandes eventos e próprios municipais, além do apoio a outros órgãos de segurança pública, CET, COHAB e SABESP.