Formatura da Primeira Turma de Dronepol

Tecnologia a favor da segurança

 

Nesta sexta-feira, 14, a Secretária Municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza, participou da Formatura da primeira turma de 2021 do Curso de Drones.

Os agentes da Guarda Civil Metropolitana e da Defesa Civil do Município concluíram o curso de Drones (aeronaves remotamente pilotadas), obtendo uma capacitação técnica elaborada especialmente para o Programa de Descentralização das Operações.

A Defesa Civil atuará com uma ferramenta tecnológica, capaz de monitorar áreas de risco com mais efetividade, inclusive, áreas com possíveis acidentes geológicos. O drone será composto por sensores que detectam fissuras no solo e deslizamentos de terra.

A utilização dos drones permite monitorar grandes áreas, reduzindo a necessidade de recursos humanos e contratação de sobrevoos em helicópteros. Os equipamentos também são preparados para realizar mapeamentos georreferenciados e trabalhos de topografia, gerando arquivos úteis para diversos segmentos da segurança e da administração pública, que podem subsidiar planejamento.

Foi realizado o mapeamento das 489 áreas de risco na cidade e o uso dos drones tem sido essencial para o resultado positivo das ações, concluiu o Coordenador da Defesa Civil do Município, Rubens Trapiá.

Os agentes especialistas irão operar o drone em toda cidade de São Paulo, em auxílio aos órgãos da administração pública, vez que, a sociedade ganha quando a tecnologia traz mais agilidade aos processos internos e burocráticos do serviço público, logo, o drone agiliza os processos, além de reduzir os custos, comentou o Inspetor de Divisão, Richard Mariano.