Ação Comunitária Criança Sob Nossa Guarda

Programa promove interação entre a Guarda Civil Metropolitana e as crianças e adolescentes das comunidades

 Pensando em atuar não somente no policiamento das escolas municipais, e sim, em contribuir para uma construção coletiva educadora nas comunidades, a Guarda Civil Metropolitana em 20 de março de 2003, implantava um importante projeto socioeducativo, voltado a crianças e adolescentes, chamado Criança Sob Nossa Guarda.

O idealizador do projeto na época, foi o Classe Especial Carlos Roberto de Souza e o objetivo era conquistar a confiança do público infanto juvenil, aproximando os guardas civis, que faziam o policiamento preventivo nas unidades escolares, por meio de ações recreativas, esportivas e culturais.
A primeira apresentação contou com a participação de 40 guardas civis e aconteceu no Parque do Carmo, em Itaquera, para 2500 crianças, pertencentes às escolas da região.

Por meio de ações lúdicas, tais como: teatro de bonecos, torneios esportivos, xadrez, de pipas, gincanas, brincadeiras, apresentação da Banda e Coral; do Canil, os guardas civis metropolitanos levaram mensagens de cidadania à comunidade.

Em 2005 recebeu o Prêmio Mário Covas, em 2006, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana transformou o Projeto em Programa, e o Ação Comunitária Criança Sob Nossa Guarda recebeu o registro do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), ganhou visibilidade e recebeu o convite de diversos diretores e a mensagem da Guarda Civil Metropolitana chegou a 11.004 alunos da rede municipal de ensino.

Atualmente, a equipe do programa se apresenta por meio de vídeos onlines nas escolas, respeitando os protocolos de contenção da Covid-19, levando alegria e ao mesmo tempo, abordando temas importantes sobre: meio ambiente, saúde sem drogas, educação no trânsito entre outro.

A sede do Programa, que é coordenado pelo Subinspetor Theodoro fica no Parque do Carmo, em Itaquera, integra as ações comunitárias da Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais – IDMAS.