Guarda Civil Metropolitana recebe cinco novos drones

Os equipamentos auxiliam no trabalho diário de monitoramento, planejamento e fiscalização

Cinco novas aeronaves não tripuladas foram entregues à Guarda Civil Metropolitana, na manhã de hoje (22). Os equipamentos, compostos por drones de última geração, luzes auxiliares, farol, alto falantes e câmeras termais, serão utilizados cotidianamente em ações de monitoramento, fiscalização e operações especiais.

A utilização dos drones permite monitorar grandes áreas, reduzindo a necessidade de recursos humanos e contratação de sobrevoos em helicópteros. Os equipamentos também são preparados para realizar mapeamentos georreferenciados e trabalhos de topografia, gerando arquivos úteis para diversos segmentos da segurança e da administração pública, que podem subsidiar planejamento, ações e pós ação.

Agentes da GCM recebem capacitação específica para a operação do equipamento, com as diretrizes do sistema operacional; orientação do contato com os órgãos reguladores de voos e técnicas de segurança.

As aeronaves foram direcionadas às unidades da Inspetoria de Defesa Ambienta da GCM (Capivari/Monos, Carmo e Anhanguera); à Inspetoria de Operações Especiais (IOPE), que atua em todos os territórios da cidade em apoio as ações de Segurança Urbana e ao Comando Centro da GCM, que monitora a região central da cidade.