A Banda da GCM

Na Cidade de São Paulo, a Banda da Guarda Civil Metropolitana surgiu em 1987

 

As bandas surgiram na Europa no século XIX nos regimentos militares, como as Guardas Nacionais e as Tropas de Cavalaria. Com a exaltação do nacionalismo, houve a necessidade de criação de hinos cívicos e marchas, surgiram então, as corporações musicais civis que serviam à corte e à igreja. Com o tempo, a música foi ganhando mais espaço, saiu dos quartéis e passou a fazer parte da vida social da elite, mais tarde ganhou o gosto popular, transformando-se em elemento importante na vida cultural da população. Aqui no Brasil, a existência das bandas veio com a corte portuguesa, em 1808, com a vinda da família real para o Brasil e o estabelecimento de um exército nacional. (trecho extraído do Centro de documentação - CEDOC-Funarte)

Na Cidade de São Paulo, a Banda da Guarda Civil Metropolitana surgiu em 1987, um ano depois de sua criação, em razão da necessidade de realizar a cadência marcial dos alunos, após as formaturas matinais. Foi então que o Inspetor Carlos Alberto Puntti Sanches, chefe da divisão de alunos do Departamento de Ensino da corporação, formou um grupo, com conhecimento em instrumentos de percussão no próprio departamento para este fim.

Em 1988, o Prefeito e criador da GCM Jânio da Silva Quadros, autorizou a contratação de músicos para compor a Banda da GCM e trouxe o maestro da Polícia Militar da Reserva, Capitão Américo Mincarelli, que era músico oriundo da antiga Guarda Civil do Estado de São Paulo para que a Guarda Civil Metropolitana pudesse realizar apresentações na cidade. Foi feita a fusão de músicos da GCM e da PM e as apresentações passaram a ser constantes. Em 08 de março de 1990, por meio do Decreto nº 28.586º, a Banda Musical da GCM foi criada oficialmente. O maestro Mincarelli comandou a Unidade de 15/09/1988 a 27/07/1998 e deixou uma contribuição perene para a corporação e a cidade, como o compositor e letrista da Canção da Guarda Civil Metropolitana, que tanto emociona os seus integrantes.

Em 2009, com a reorganização da GCM, o Decreto nº 50.448/2009, a antiga Inspetoria da Banda Musical passa a ser denominada Departamento de Esporte e Cultura e, mais tarde Divisão de Esporte e Cultura – DEC, denominação que se mantém até hoje. A missão desta divisão é resguardar e difundir a tradição cultural, por meio da música em nosso Município.

Atualmente, a Banda Musical da GCM é coordenada pela Inspetora de Divisão Martha Evely Theófilo. São 35 músicos, sob a regência do Maestro Inspetor Davi Bastos dos Santos, auxiliado pelos também maestros Subinspetor Valdyr Aguiar de Jesus Filho e Subinspetor Marcus Johnny Silva dos Santos. As apresentações trazem um repertório que vai do eclético ao regional, do popular ao erudito. Suas apresentações utilizam instrumentos de sopro, percussão, bateria, teclado, guitarra, baixo elétrico e piano, em solenidades, formaturas, eventos religiosos, desfiles cívicos, parques, casas de cultura, eventos internos, inaugurações de obras públicas, exposições, aniversários da cidade, datas festivas e concertos sinfônicos. O objetivo é proporcionar entretenimento, cultura e lazer a toda população, estabelecendo uma política de proximidade com os cidadãos, focada nos princípios do policiamento comunitário.

Projetos voltados à população

“Dentro da política da Secretaria Municipal de Segurança Urbana de maior aproximação da população com a corporação, por meio da música, focada nos princípios do policiamento comunitário, recentemente foram criados dois projetos com este fim. Música nos CEU’s, com apresentações para crianças, com um repertório de músicas infantis e Tocando São Paulo, com apresentações na Avenida Paulista, além do projeto, Música no Triangulo Histórico de São Paulo, que infelizmente foi interrompido por conta da pandemia”, disse a diretora do Divisão de Esporte e Cultura”, disse a ID Evelyn.

Parte do calendário da Cidade

Após 28 anos da criação da primeira formação, a Banda da GCM ganhou um importante reconhecimento da população. Por meio Lei Nº 16.104 de 08 de janeiro de 2015, a Câmara Municipal alterou a Lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, e incluiu a Banda da GCM no calendário oficial da cidade, bem como foi instituído o Dia da Guarda Civil Metropolitana.

A DEC atualmente está instalada no Ipiranga e os interessados em solicitar apresentações da Banda da GCM, podem solicitar apresentação por meio dos telefone 3333-2204 e 3362-2357.