Conheça o Canil da Guarda Civil Metropolitana

Além do trabalho social, o Canil realiza também ações sociais

A Inspetoria do Canil da Guarda Civil Metropolitana foi criada através do Decreto Municipal nº 39.636, de 21/07/2000, e tem suas atividades regulamentadas pela Portaria nº 002/GCM, de 12/08/2005.

Sua sede está localizada na Vila Guilherme, zona norte da Capital e possui uma área de 2.400m², com 22 boxes cobertos, que abrigam 22 cães de diversas raças, dentre elas: Pastor Belga de Malinois; Pastor Alemão; Pastor Alemão Preto; Pastor Cinza; Braco Alemão; Labrador; Border Collie e um SRD - sem raça definida. Periodicamente os cães passam por avaliação, e os treinamentos ocorrem com exercícios de obediência, agilidade, força, transposição de obstáculos, proteção e faro.

Seu trabalho é voltado ao policiamento preventivo e comunitário. Atua também em operações conjuntas com a Defesa Civil, na busca, resgate e salvamento. Presta apoio a outros órgãos de segurança, na busca de armas e entorpecentes; na contenção de suspeitos, e na localização de pessoas desaparecidas.

Na segunda quinzena do mês de junho, teve destaque nos telejornais a atuação do Canil em apoio à Polícia Civil, numa operação realizada pela 8ª Seccional, de São Mateus, num cemitério clandestino localizado na zona leste. Nesta ação, através dos cães farejadores, o Canil encontrou 06 corpos de pessoas enterradas, possivelmente vítimas do crime organizado.

Além do trabalho policial, o Canil realiza também ações sociais relevantes, como marca de sua história, que começou com apresentações para crianças e pessoas da terceira idade. Outra importante atividade é a cinoterapia, realizada durante visitas aos setores de oncologia em hospitais da cidade.

Também são realizadas participações de cunho educativo em escolas, creches, ONGs e em eventos como o “Domingo Aéreo”, no Campo de Marte, com apresentações de agilidade e simulação de ocorrências.

O Canil realiza um importante trabalho de integração, que envolve uma das relações mais antigas do mundo: a do ser humano com o cão.