"Casa Amarela" é retomada pela Prefeitura

Equipes da Guarda Civil Metropolitana apoiaram a Subprefeitura da Sé, nesta reintegração de posse

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, informa que na manhã de sábado (14), equipes da Guarda Civil Metropolitana, compostas por servidores da Inspetoria Regional Consolação-Pacaembu - ID 12, Inspetoria Regional do Bom Retiro - ID 10, Inspetoria Regional da Sé - ID 11 e Inspetoria de Operações Especiais - IOPE, visando garantir a segurança e a integridade física dos agentes da Prefeitura, prestaram apoio na ação de reintegração de posse da "Casa Amarela", imóvel situado na rua Consolação, região central de São Paulo.

Num breve histórico, a Casa Amarela foi construída em 1926 e era conhecida como mansão Florentina, em referência às mansões de Florença, na Itália. Em meados do ano 2000, um coletivo de artistas TM13 ocupou o espaço, ficando conhecido como a "Casa Amarela Quilombo Afroguarany". Em 2006, o casarão foi tombado pelo Conselho Municipal de Conservação do Patrimônio Histórico.

Atualmente o imóvel pertence ao Instituto de Previdência Municipal - IPREM, e esta em trâmite uma negociação para que o imóvel seja administrado pela Secretaria da Cultura. Cabe ressaltar, que a Casa Amarela estava sendo ocupada de forma irregular, perdendo todas as suas características originais, dando lugar a barracos improvisados de madeira, e ao fundo, pequeno quartos de alvenaria, totalmente em situação de abandono e sem estrutura alguma, servindo como moradia para pessoas em uma situação de extrema precariedade.

A reintegração de posse ocorreu de forma pacífica; aproximadamente 15 pessoas que ocupavam o local saíram amigavelmente, sendo algumas encaminhadas pela Subprefeitura à outra moradia, possibilitando assim, que os agentes públicos fizessem o fechamento do imóvel.

O Classe Distinta Márcio Araújo, da Inspetoria Consolação-Pacaembu, responsável pela operação, informou que a Casa Amarela será policiada 24 horas, com efetivo fixo e mais revezamento de rondas entre as equipes da IOPE e da IAMO, a fim de inibir qualquer tipo de invasão no local.

Durante a operação estiveram presentes, o Diretor Jurídico, do Instituto de Previdência Municipal Renato Pincovai, - IPREM, um oficial de justiça, policiais militares e agentes da Subprefeitura da Sé.