SMSU faz balanço da atuação da GCM na Corrida de São Silvestre e no Réveillon

Foram realizadas 10.595 apreensões durante ações em apoio aos agentes da Subprefeitura da Sé

No dia 31 de dezembro a Guarda Civil Metropolitana empregou um efetivo de 467 agentes e 95 viaturas, no policiamento da 95ª Corrida Internacional de São Silvestre, e no Réveillon na Paulista.

Sua atuação teve como foco o apoio aos agentes da Subprefeitura da Sé, no combate ao comércio irregular, e na proteção de bens e instalações. Também realizou policiamento voltado a inibir os crimes de oportunidade, em conformidade com as diretrizes da Secretaria Municipal de Segurança Urbana - SMSU.Foram utilizados veículos quatro rodas, motos e bases comunitárias móveis, além do policiamento a pé.

A Central de Telecomunicações da Corporação, via sala rádio, manteve um canal exclusivo para atender as necessidades dos GCMs e a pronta resposta de atendimento ao público.

Os eventos também contaram com equipes bilíngues, disponibilizadas em locais estratégicos, como: proximidade das estações do metrô durante a corrida, e próximo ao palco, onde se apresentaram os artistas, na festa da Avenida Paulista .
Tecnologias.

A população contou com as tecnologias lançadas pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana, como o "SP+Segura", conhecido como “waze da segurança”. O aplicativo desenvolvido para aparelhos celulares é gratuito e auxilia o cidadão a solicitar ajuda dos órgãos de segurança. Também contou com o telefone 153 da Central de Telecomunicações da GCM.
A SMSU manteve uma equipe com drones, que atuou no reforço da segurança, monitorando espaços e auxiliando os agentes no policiamento, principalmente nos locais de maior concentração de pessoas.

As ações da Guarda Civil Metropolitana na Corrida de São Silvestre e no Réveillon, aconteceram em parceria com a Subprefeitura da Sé, com as Polícias Civil e Militar, com as Secretarias Municipais do Turismo (SMTur), de Cultura, da Saúde, da Assistência e Desenvolvimento Social, com o SAMU, e com o Corpo de Bombeiros, entre outros.


Foi mais uma operação exitosa da GCM em conjunto com os demais órgãos, com vistas principalmente à proteção das pessoas, possibilitando que todos os envolvidos pudessem exercer seus direitos, isentos de qualquer tipo de constrangimento ilegal.