GCM Ambiental participa de evento sobre a preservação de animais silvestres, no Ibirapuera

"Animal Silvestre não é Pet" foi o tema de uma ação no Parque do Ibirapuera, que aconteceu nos dias 7 e 8 , das 10 às 17 horas, promovida pela ONG World Animal Protection

Durante os dois dias, os frequentadores do Parque do Ibirapuera puderam ter uma experiência sensorial e sentir na pele, como se sentem os animais que são encaixotados e vendidos ilegalmente. A ONG montou uma instalação gigante de papelão, chamada de " Encaixotados", e as pessoas visitantes puderam ouvir barulhos, sentir calor, medo e falta de espaço; as mesmas sensações dos animais, ao serem transportados em caixas de papelão minúsculas, quando retirados da sua vida livre, até chegarem aos lares de milhões de brasileiros, para serem tratados como pets.
De acordo com Roberto Vieto, gerente de Campanha de Vida Silvestre, da ONG World Animal Protection, só a cidade de São Paulo possui mais de 6 milhões de aves, de várias espécies, vivendo em gaiolas, como animais de estimação. Ele também elogiou o trabalho da Unidade ambiental da Guarda Civil. "Estes homens são uma força importante, em favor da vida animal na cidade, pois é uma instituição oficial. Eles são testemunhas, por meio do seu trabalho incansável, em favor da vida silvestre", disse Vieto.
Participaram do evento, equipes do Serviço de Resgate de Animais Silvestres e do EDUCAM, que realizam um trabalho importante, na cidade de São Paulo, no resgate de pássaros, papagaios, araras, macacos, jabutis, e capivaras, entre outras espécies; e de educação ambiental. Os guardas ambientais, Subinspetor Magalhães, Classe Especial Adailton, Classe Especial Renata, Classe Especial Netes, Classe Especial Ivanio e Classe Especial Sheila, fizeram palestras sobre o trabalho desenvolvido na cidade e realizaram ações lúdicas com as crianças.
A ação em defesa dos animais silvestres teve as parcerias da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Diretora da Divisão de Defesa e Vigilância Ambiental, Angela Branco; da Superintendência de Ações Ambientais e Especializadas da GCM; da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, e de representantes do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Tráfico de Animais Silvestres do Município de São Paulo.