PREFEITURA DE SÃO PAULO

Secretaria de Segurança Urbana promove palestra sobre Violência Urbana, para os servidores da pasta

Conteúdo foi transmitido para um melhor entendimento da contextualização das práticas criminais

05/12/2019 14h50

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, através do Núcleo de Inteligência e Estatística, promoveu na tarde desta quarta feira (04), uma palestra sobre Violência Urbana, ministrada pelo Dr. Renato Topan, Delegado de Polícia Civil, no auditório da SMSU, com a finalidade de apresentar a metodologia policial de identificação de questões criminais nos centros urbanos.

Durante a palestra, o Dr. Renato apresentou as diferentes formas de criminalidade, sendo elas a tradicional: homicídio; lesão corporal; roubo; furto e estelionato e, a forma moderna: crime organizado; terrorismo; cybercrime; tráfico de humanos e biopirataria. Também foi explicado sobre os setores desenvolvidos pelo Governo do Estado para combater estes crimes, como o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública e o Disque Denúncia.

De acordo com o palestrante, a urbanização desordenada tem gerado exclusão social, crise habitacional e a degradação do espaço físico; estes são os principais fatores que influenciam a prática de delitos. A solução para as forças policiais é a implantação de diferentes modelos de policiamento, como o Tradicional; o Comunitário, para aproximar as instituições das comunidades; o Orientado ao Problema, para identificar as causas dos problemas, e o Orientado pela Inteligência, com o objetivo de implementar as medidas cabíveis.

Ao término da palestra, o palestrante agradeceu à SMSU pelo convite e finalizou seu discurso dizendo: “O Município tem papel fundamental no combate à criminalidade”.

A palestra contou com a presença do Assessor Especial do Gabinete da SMSU, Edmilson Miranda; do Corregedor Geral da Guarda Civil Metropolitana, Vicente Novelino; do Corregedor Adjunto, Inspetor Superintendente Wilson Aparecido Prattes; do Coordenador do Gabinete de Gestão Integrada, Inspetor Superintendente Hamilton Ananias; e do Coordenador do Núcleo de Inteligência e Estatística, Inspetor de Divisão Adegilson da Cruz Quirino, entre outros integrantes da SMSU, GCM e Defesa Civil.