Secretaria de Segurança Urbana promove palestra sobre Violência Urbana, para os servidores da pasta

Conteúdo foi transmitido para um melhor entendimento da contextualização das práticas criminais

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, através do Núcleo de Inteligência e Estatística, promoveu na tarde desta quarta feira (04), uma palestra sobre Violência Urbana, ministrada pelo Dr. Renato Topan, Delegado de Polícia Civil, no auditório da SMSU, com a finalidade de apresentar a metodologia policial de identificação de questões criminais nos centros urbanos.

Durante a palestra, o Dr. Renato apresentou as diferentes formas de criminalidade, sendo elas a tradicional: homicídio; lesão corporal; roubo; furto e estelionato e, a forma moderna: crime organizado; terrorismo; cybercrime; tráfico de humanos e biopirataria. Também foi explicado sobre os setores desenvolvidos pelo Governo do Estado para combater estes crimes, como o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública e o Disque Denúncia.

De acordo com o palestrante, a urbanização desordenada tem gerado exclusão social, crise habitacional e a degradação do espaço físico; estes são os principais fatores que influenciam a prática de delitos. A solução para as forças policiais é a implantação de diferentes modelos de policiamento, como o Tradicional; o Comunitário, para aproximar as instituições das comunidades; o Orientado ao Problema, para identificar as causas dos problemas, e o Orientado pela Inteligência, com o objetivo de implementar as medidas cabíveis.

Ao término da palestra, o palestrante agradeceu à SMSU pelo convite e finalizou seu discurso dizendo: “O Município tem papel fundamental no combate à criminalidade”.

A palestra contou com a presença do Assessor Especial do Gabinete da SMSU, Edmilson Miranda; do Corregedor Geral da Guarda Civil Metropolitana, Vicente Novelino; do Corregedor Adjunto, Inspetor Superintendente Wilson Aparecido Prattes; do Coordenador do Gabinete de Gestão Integrada, Inspetor Superintendente Hamilton Ananias; e do Coordenador do Núcleo de Inteligência e Estatística, Inspetor de Divisão Adegilson da Cruz Quirino, entre outros integrantes da SMSU, GCM e Defesa Civil.