Secretário ministra palestra em feira de tecnologia

Os programas City Câmeras, SP+Segura e Dronepol foram apresentados na Futurecom

Os benefícios das ferramentas tecnológicas dos programas City Câmeras e SP+Segura, para coibir a criminalidade na Cidade de São Paulo, foram os destaques apresentados pelo Secretário Municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira, nesta quinta-feira (31), durante a 21ª edição da Futurecom, maior evento de Transformação Digital da América Latina, no São Paulo Expo Imigrantes.


Durante sua apresentação, o Secretário enfatizou a importância de utilizar o avanço da tecnologia a favor da segurança, a parceria entre os órgãos públicos e a participação da sociedade. “Os benefícios do City Câmeras para a Cidade de São Paulo são inúmeros; antes a cidade contava com 75 câmeras e um gasto de R$ 320 mil por mês, aos cofres públicos. Hoje, a plataforma tem cerca de 3 mil câmeras com custo zero para a administração municipal”, explicou o Secretário José Roberto.


O "SP+Segura", que pode ser baixado no celular, nas plataformas IOS e Android, também esteve em pauta; foi destacada a relevância do cidadão ter a possibilidade de contar com esse aplicativo para informar ao poder público, sobre diversas ocorrências de cunho social, administrativo e policial.


Outra medida citada para contribuir na prevenção da criminalidade foi o Compstat. Esta metodologia permite realizar uma avaliação técnica a partir de dados e informações, por meio de um mapeamento de área, além de resultados em relação às metas estabelecidas. “Com o resultado, conseguimos saber qual rua tem maior impacto por crimes e, desta forma, trabalhar a prevenção criminal por meio de ações da Prefeitura”, ressaltou o Secretário.

Outro programa que une tecnologia a favor da segurança e é um dos pioneiros na gestão pública é o "Dronepol", utilizando drones em diversas operações com o objetivo de sobrevoar áreas de difícil acesso, locais com grande aglomeração, e o monitoramento diário na região da Nova Luz, além de ser usado na represa do Guarapiranga, no período do verão.

Ao final, o Secretário ainda concedeu entrevista especial à rádio Eldorado, destacando novidades dos programas de segurança urbana.

Estiveram presentes o Chefe de Gabinete, Reynaldo Priell Neto; o Coordenador da CTLI, Luiz Augusto Gonçalves Aguiar; o Coordenador da CPIP, Alexandre Augusto Ocampos de Souza, e o Diretor do Programa Dronepol, Inspetor de Divisão Richard Mariano.