Ações inovadoras voltadas à segurança, da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, são apresentadas no Conseg Pinheiros

O encontro reuniu moradores para discutirem ações de segurança na região.

Moradores da região de Pinheiros se reuniram, nesta quinta-feira (24) para acompanhar a palestra apresentada pelo Secretário Municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira, que, a convite do Conseg Pinheiros, apresentou as inovações voltadas para a segurança que estão sendo utilizadas no município.

Os programas SP+ Segura e City Câmeras foram as principais ferramentas apresentadas. Durante o encontro, o Secretário contou o quanto a cidade de São Paulo cresceu em questão do número de câmeras instaladas na cidade após a implantação do programa, isso em razão da plataforma ter como diferencial a participação de toda a sociedade, tanto em parcerias de empresas com o poder público, quanto da adesão feita por moradores da cidade.

O SP+Segura, também é outro programa que une tecnologia a favor da segurança. O aplicativo pode ser baixado no celular e pode ser utilizado a qualquer momento que o munícipe presenciar um ato de vandalismo, crime ou qualquer tipo de ocorrência. O objetivo é facilitar a comunicação com os órgãos públicos em prol da segurança na cidade.

Outra medida citada pelo Secretário, para contribuir na prevenção da criminalidade, foi adequar as instalações das inspetorias da GCM próximas aos Batalhões da Polícia Militar, além de intensificar as rondas nos perímetros que apresentam maior índice de violência. Essa metodologia é possível graças à implantação do Compstat, que permite realizar uma avaliação técnica a partir de dados e informações, por meio de um mapeamento de área, além de resultados em relação às metas estabelecidas.

Também estavam na palestra, o Secretário Adjunto, Celso Aparecido Monari, o Inspetor Superintendente Jorge Rocha, da Superintendência de Operações da Guarda Civil Metropolitana, além dos Inspetores Sorrentino e Paschoal representando a atuação da GCM na zona oeste, a presidente do Conseg de Pinheiros, Ivana Queiroz, além de representantes da Polícia Militar e da Associação Comercial de São Paulo.